4 maneiras de usar a tecnologia a seu favor nos exercícios

Durante uma pandemia é esperado que muitos hábitos sejam deixados de lado. Seja pelo aconselhado distanciamento social, perda de entusiasmo, desânimo ou até mesmo preguiça. Esses fatores atrapalharam muitos cuidados pessoais antes priorizados. Idas rotineiras ao médico foram evitadas, a preocupação com uma alimentação mais saudável diminuiu e também a rotina de atividades físicas.

Esses dados foram comprovados pela Pesquisa de Comportamentos ConVid, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Unicamp e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De acordo com o estudo, o percentual de indivíduos ativos, ou seja, que praticavam pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais, era 30,5% antes da pandemia, caindo para 14,2% durante a pandemia. Por outro lado, o hábito de assistir televisão por três horas ou mais aumentou de 21% para 52% na população total do estado de São Paulo.

Os resultados preocupam, afinal, hábitos saudáveis são determinantes para obter uma imunidade fortalecida. Para mudar este cenário, incluir mais exercícios na rotina e se sentir motivado para a prática, é possível contar com a ajuda da tecnologia. Apesar de ser geralmente relacionada a um estilo de vida sedentário, a tecnologia oferece diferentes recursos para auxiliar em uma atividade física segura, rotineira e registrada.

Apps

Quem ainda não se sente seguro a voltar à academia e as práticas de exercícios ao ar livre, pode optar pelo uso de apps com dicas de treinos para fazer em casa. Aplicativos como o Nike Training Club oferecem rotinas de atividades desenvolvidas por profissionais e pode ser adaptado para quem é iniciante ou mais experiente na prática de exercício físico.

Reprodutor MP3

Em cidades onde a prática de atividades ao livre já estão liberadas, é possível contar com o apoio de um reprodutor de MP3. Corredores e ciclistas podem preferir usar o MP3 para ouvir a playlist preferida, ele é mais leve e seguro que o celular, além de oferecer um som mais limpo e de alta qualidade. Outra vantagem é o possível “desligamento” com redes sociais e notícias desanimadoras. Com ele, as horas de treino são mais relaxadas e prazerosas.

Smartwatch

Os Smartwatches são acessórios que podem ajudar bastante os usuários que praticam algum tipo de atividade física, seja na academia, realizando um esporte ou mesmo uma caminhada esporádica. Com esses acessórios, que se conectam ao smartphone por Bluetooth, é possível atender ligações, usar o GPS e checar as horas. A maioria dos modelos contam com monitor cardíaco, programa de treino e são resistentes à água.

Televisão

Apesar de sempre ser relacionada ao sedentarismo a SmartTV pode ser aliada na atividade física. Com o aparelho é possível transmitir treinos de canais do Youtube e ter uma visão melhor de cada exercício. Além disso, amantes de videogames podem utilizar jogos para manter uma rotina mais saudável. Jogos como Just Dance, Zumba e Wii Fit podem ajudar.