Cidades Destaques

Abertura oficial do Outubro Rosa acontece segunda-feira (2), no Paço da Liberdade

No Brasil, a campanha é promovida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e ONGs filiadas à entidade- foto: Vítor Souza
Redação
Postado por Redação

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), realiza, na segunda-feira (2), às 17h30, a abertura oficial do Movimento Mundial Outubro Rosa 2017, que tem como tema principal ‘Atitude exige coragem’. O evento acontece no Paço da Liberdade, na Rua Gabriel Salgado, Centro de Manaus, e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, ONGs como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), além de movimentos sociais.

Na ocasião, a praça e diversas instituições públicas e privadas, serão iluminadas, simultaneamente, com a cor rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, o mais incidente entre as mulheres no mundo.

No Brasil, a campanha é promovida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e ONGs filiadas à entidade. Segundo o diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, no Amazonas, a campanha acontece há pelo menos 11 anos. Nas últimas edições, o tema passou a abranger, além do câncer de mama, o câncer de colo uterino, tipo da doença que mais acomete e mata mulheres amazonenses.

A coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, que também preside voluntariamente a Rede Feminina de Combate ao Câncer, explica que o mês terá uma vasta programação e que diversos municípios do interior também aderiram à causa. São eles: Borba, Anamã, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itamarati, Itacoatiara, Lábrea, Manaquiri, Maraã, Manicoré, Pauini, Rio Preto da Eva, Tefé, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Urucurituba. Cada um deles desenvolverá uma programação específica durante o mês.

A Maybilline destinará uma parte da arrecadação do mês à ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer para a realização de ações sociais. Já a Marinha, usará seu navio itinerante para ofertar mamografias no interior. A Prefeitura de Manaus, segundo Muniz, ajudará disponibilizando as carretas da mulher para exames de rotina e desenvolverá uma programação própria alusiva à campanha.

O encerramento do Outubro Rosa acontecerá no dia 25, na Ponta Negra, com a tradicional Caminhada das Vitoriosas e a iluminação no Barco de Assistência Hospitalar Dr Montenegro, da Marinha.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário