Abril Verde: Semsa faz mobilização pelas vítimas de acidente de trabalho

No Brasil, o mês de mobilização pelo trabalho seguro “Abril Verde” foi fruto de iniciativas das Centrais Sindicais.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST Manaus) e o Comitê Municipal de Enfrentamento Relacionado ao Trabalho, vai realizar no próximo dia 28 de abril uma ação para marcar o Dia Mundial de Mobilização em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

A mobilização integra as atividades do “Abril Verde”, movimento internacional em defesa da Saúde do Trabalhador, que tem como objetivo discutir e monitorar as causas determinantes do acidente de trabalho.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca que a Semsa vem realizando uma série de ações desde o início do mês para esclarecer a população e chamar a atenção para a adoção de medidas preventivas aos acidentes de trabalho, com foco em diversas categorias de trabalhadores.

Ao longo deste mês, a Semsa, em parceria com diversas instituições, promoveu atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, e no Circuito do Dia Mundial da Saúde, no dia 9, na Ponta Negra; ações referentes à Campanha da Voz, dias 11 e 12; e no dia 28 de abril, realiza o encerramento das ações com o Dia Mundial de Mobilização em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.

No Brasil, o mês de mobilização pelo trabalho seguro “Abril Verde” foi fruto de iniciativas das Centrais Sindicais, incorporadas pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados

Segundo a OIT, três vidas são perdidas a cada minuto em acidentes de trabalho pelo mundo, cinco mil por dia (OIT, relatório de 2013). A cada ano, acidentes não mortais (que deixam sequelas) totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões. No mundo, 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho (OIT).

Com informações da assessoria