Amazonas

‘Acabou o oxigênio’: Um ano após o colapso, AM volta a registrar alta nos casos de Covid-19

Foto: Lucas Silva/Secom

Um ano após o colapso no sistema de saúde do Amazonas, o Estado voltou a registrar um aumento expressivo no número de casos da Covid-19. Nas últimas 24h, foram identificados 2.404 novos casos da doença.

A falta de oxigênio e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram os percussores que ocasionaram na morte de milhares de pessoas que aguardavam desesperadamente nas filas das unidades de saúde nos primeiros meses de 2021.

Durante esse período, o mais decadente da pandemia, diversas famílias se viram desamparadas, sem ter a quem recorrer para um pedido de ajuda. Pessoas recebendo tratamento em casa e de forma independente foi uma das saídas que familiares encontraram para salvar seus entes da enfermidade.

Venda de bens materiais em troca de um único cilindro de oxigênio também foi uma alternativa adotada para sobreviver em meio ao pânico que o Estado viveu.

365 dias após o caos, o Amazonas volta a ter uma explosão de novos casos de Covid-19. Mas o atual cenário se difere, expressivamente, do registrado no ano de 2021. Segundo infectologistas da linha de frente da Covid em Manaus, pacientes vacinados estão sendo manejados, em sua maioria, ambulatorialmente. Isto é, a imunização contra o vírus tem permitido a diminuição em números de internações e óbitos.

Vacinação no Amazonas

Até esta quinta-feira (13) o Estado totalizou 5.617.157 doses aplicadas de vacina contra Covid-19, sendo 2.784.465 de primeira dose, 2.262.863 de segunda dose, 56.927 com dose única, 512.856 de 1ª dose de reforço e 46 de 2ª dose de reforço.

A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Imunização do Público Infantil

Na manhã desta sexta-feira (14) o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) anunciou que a vacinação contra covid-19 para público infantil com faixa etária de 5 a 11 anos terá início nesta segunda-feira (17). A vacina utilizada será a Pfizer Pediátrica, única autorizada para esse público até o momento. Os pontos de imunização serão:

1. Parque da Cidade da Criança, na zona Sul
2. Clube do Trabalhador do Sesi, na zona Leste
3. Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona Oeste
4. Shopping Via Norte, na zona Norte

 

Eduarda Prado – Portal Manaus Alerta