Cidades Destaques Saúde

Ação educativa leva conscientização para cerca de 150 pessoas no Dia Mundial sem tabaco

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) desenvolveu uma programação educativa com foco na conscientização- foto: Assessoria/Secom
Redação
Postado por Redação

Além de prejudicar a saúde do tabagista, o cigarro também é considerado maléfico para os que convivem com quem tem esse hábito. Os fumantes passivos incluem crianças e adultos que, além de inalar substâncias cancerígenas, também ficam expostos a agentes químicos que acabam se impregnando, por exemplo, nas paredes de casa e no forro dos veículos. Neste dia 31 de maio, quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) desenvolveu uma programação educativa com foco na conscientização.

Na manhã desta quarta-feira (31), cerca de 150 pessoas, entre idosos, ex-fumantes e apoiadores da causa, se reuniram na Fundação Vila Olímpica (FVO), para confraternizar e lembrar que nunca é tarde para mudar de vida. A ação foi desenvolvida pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), em parceria com a Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo no Amazonas e as ONGs Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Projeção de casos

De acordo com a projeção mais recente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), subordinado ao Ministério da Saúde, os cânceres de traqueia, pulmão e brônquios, que estão diretamente relacionados ao tabagismo, devem registrar, juntos, neste ano, 300 novos diagnósticos no Amazonas.

Se somado às neoplasias de estômago e bexiga, o número de casos no Estado sobe para 760 (quase 15% do total de casos de câncer estimado para o Estado), quantidade considerada alta por especialistas. Além do câncer, o cigarro também influencia diretamente no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumentando o risco de infartos e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais).

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário