Ações de saúde da Prefeitura de Manaus são apresentadas no 71º Congresso de Enfermagem

Foto: José Nildo/Semsa
Avatar
Postado por Narel Desiree

As ações e os serviços que a Prefeitura de Manaus oferece na Atenção Primária à Saúde estão sendo apresentados no 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), que acontece até a próxima quinta-feira (14), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, Flores, Zona Centro-Sul. No evento, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com um estande no qual os visitantes podem ter acesso às informações sobre trabalho na área de saúde desenvolvido junto à população do município.

“Eventos dessa natureza são excelentes oportunidades não só para o intercâmbio de experiências, de vivências, mas, sobretudo para que possamos dar uma visibilidade maior ao que a Prefeitura de Manaus oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde, na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A participação dos cerca de 300 servidores da Semsa tem como meta contribuir para a formação pessoal de cada um para que, posteriormente, possam aplicar de forma prática no dia a dia.

O estande da Semsa é coordenado pela Escola de Saúde Pública (Esap) e, conforme explica uma das coordenadoras da programação, a técnica administrativa Núbia Ferreira, os visitantes podem conferir as estratégias que a Semsa utiliza para que a oferta de saúde atenda a grande demanda existente.

“Conhecer o trabalho de saúde que a Prefeitura de Manaus realiza junto à população vulnerável é o que os participantes do Congresso podem encontrar quando visitam o estande da Semsa”, informa Núbia.

No segundo dia do evento, a programação do estande contou com a apresentação do trabalho da Escola de Saúde Pública com seus programas, orientações sobre como realizar pesquisa científica na Semsa, estágios para atividades acadêmicas e a Educação Permanente que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) oferece. Também foram disponibilizadas informações sobre a prática da Auriculoterapia, roda de conversa sobre educação popular, e o trabalho sobre prevenção ao tabagismo.

Ainda segundo Núbia, é muito importante a participação da Semsa em eventos de saúde. “É a oportunidade de mostrarmos o incentivo à educação permanente para os servidores e, além disso, divulgarmos o trabalho para o Brasil, de como estrategicamente a Prefeitura de Manaus trabalha as nossas especificidades locais”, conclui.

(*) Com informações da assessoria


Deixe um comentário