Ações do Dezembro Vermelho atenderam 213 pessoas no programa ‘Muda Manaus’

Foto: Geizyara Brandão/Susam
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

A campanha  Dezembro Vermelho da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) levou ações  para mais de 200 pessoas nos três primeiros dias do programa “Muda Manaus”, lançado pelo Governo do Amazonas. Testagem rápida para HIV, palestras e atendimento com orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foram levadas à população. Ao todo, 213 pessoas participaram das ações da Susam; 76 fizeram o teste rápido para o HIV.

A programação oficial aconteceu entre os dias 5 e 7 de dezembro, no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), zona norte de Manaus, no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo e no complexo de segurança onde funcionam o Comando de Policiamento de Área Norte (CPA Norte) e o 27° Distrito Integrado de Polícia (DIP). Nas próximas semanas, o bairro ainda irá receber ações nas áreas de infraestrutura, educação e cultura, dentro do “Muda Manaus”.

De acordo com a Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da Susam, a sexta-feira (06/) foi o dia mais movimentado no stand , quando 111 pessoas passaram pelo local e 34 fizeram o teste rápido.

Os testes foram realizados dentro do ônibus da equipe da coordenação estadual, que foi composta por cinco profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Ainda na sexta-feira, o governador Wilson Lima fez a entrega simbólica de 54 aparelhos digitalizadores de imagens de exames a 53 municípios do interior. Foram investidos R$ 11 milhões em recursos do Estado para aquisição dos equipamentos essenciais para a laudagem dos exames de imagem, feitos no interior. Após a digitalização, os exames são encaminhados via internet para Manaus, onde são laudados e devolvidos para a unidade de saúde no interior.

Mais de 11 mil pessoas, segundo balanço parcial do evento, foram atendidas.

Os seis eixos de atuação do programa são: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; e Segurança e Ordem Pública.

A ideia é que a cada dois meses, uma nova edição aconteça, em um bairro diferente. O próximo bairro a receber as ações será o Jorge Teixeira, na zona leste da capital.

*Com informações da assessoria


Deixe um comentário