Polícia

Adolescente que participou do assalto ao ônibus na Max Teixeira tinha 4 passagens pela polícia

A partir da noite desta sexta, a SSP-AM desencadeará a Operação Cavalo de Aço, também focada na fiscalização ao transporte coletivo- foto: divulgação
Redação
Postado por Redação

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Anézio Paiva, afirmou, nesta sexta-feira (15), que as investigações sobre a morte do motorista do transporte coletivo, Francisco Araújo da Silva, 51, vítima de um assalto no ônibus que dirigia, na noite de ontem, estão sendo tratadas com a devida importância para dar uma resposta aos familiares, à população e aos rodoviários. A SSP-AM vai intensificar as operações policiais com abordagens de veículos do transporte público, anunciou o secretário.

Investigações

A investigação pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) é presidida pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), sob a condução da delegada Elizabeth de Paula. O adolescente de 17 anos envolvido na ocorrência vai ser flagranteado pelo crime. Ele já tinha outras quatro passagens pela polícia por participação em assaltos a ônibus. O primeiro registro em fevereiro de 2016, dois em 2017, e o último em março deste ano, com posse de arma de fogo.

Segundo os primeiros depoimentos à DEAAI, além do adolescente, outro homem participou do crime. Ele está foragido.

Operação

A partir da noite desta sexta, a SSP-AM desencadeará a Operação Cavalo de Aço, também focada na fiscalização ao transporte coletivo. “A partir de hoje reforçaremos as operações nas ruas, com abordagens efetivas dentro dos ônibus, principalmente em áreas de maior registro de ocorrências. Será uma operação constante e ostensiva, com a participação da Polícia Civil e Polícia Militar, parando e fiscalizando os ônibus. Os policiais já estão orientados a fazer as abordagens”, ressaltou o secretário de Segurança.

Ocorrência

Segundo o registro da ocorrência, policiais militares da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) chegaram ao ônibus por volta das 20h46 e encontraram duas pessoas baleadas: o motorista e um adolescente de 17 anos, apontado como um dos responsáveis pelo assalto. Uma arma caseira calibre 12 foi encontrada. O Samu fez o atendimento emergencial e constatou a morte do motorista, ainda no local do crime.

O infrator foi retirado do local pelo Samu com escolta policial, tendo em vista o risco de linchamento do adolescente. Conforme nota da Secretaria de Estado de Saúde, o paciente foi atendido na emergência do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, com ferimento de arma de fogo na cabeça. Ele foi transferido para o HPS João Lúcio, onde passou por procedimento cirúrgico. O paciente segue internado, em observação, e apresenta quadro de saúde estável.

Perícia

O Instituto de Criminalística do Amazonas esteve no local ontem à noite para a perícia da cena do crime. O laudo será concluído em até dez dias. Segundo o perito André Santana, responsável pelo trabalho, além da arma caseira calibre 12, foram encontradas três munições no chão do veículo. Duas munições disparadas, mas que falharam, e outra intacta. Uma das hipóteses é que houve uma reação ao assalto e troca de tiros.

“A provável dinâmica, por enquanto, é que o autor atingido estava com uma arma curta. Dois disparos foram efetuados contra o motorista, um atingiu de forma ascendente, provavelmente de alguém caído no chão, a costa dele, de cima para baixo, e o outro, o ombro direito”, disse o perito.

Segundo a necropsia realizada no Instituto Médico Legal, a bala lesionou o fígado e o baço e a morte se deu por perda de sangue. Uma bala retirada da vítima vai ser encaminhada para exame de balística.

Solidariedade

Em nome do Governo do Amazonas, o secretário de Segurança prestou solidariedade aos familiares e amigos do motorista e aos rodoviários. “Toda a parte de investigação já está sendo realizada. Isso vai ser tratado com a devida importância para dar retorno para a família, para a população e para os trabalhadores”, disse.

Com informações da assessoria

Comentários

Deixe um comentário