ADS inaugura Feira de Orgânicos em frigorífico do Parque 10

A feira vai funcionar das 7h às 12h, em todos os sábados- foto: Arquivo Secom/Bruno Zanardo

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), vinculada ao Sistema Sepror, inaugura no sábado (10), a partir das 7h, no frigorífico Vitello do Parque 10, na Zona Centro-Sul de Manaus, mais uma Feira de Produtos Regionais. A novidade é que serão comercializados exclusivamente produtos orgânicos.

A feira vai funcionar das 7h às 12h, em todos os sábados, conforme explica o presidente da ADS, Lúcio Flávio do Rosário. “ É mais uma ação da ADS que vai ao encontro da população, a cada dia mais preocupada com a saúde e alimentação. Nossa missão é dar qualidade de vida paras pessoas”.

Inicialmente serão 20 produtores, dos municípios Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Iranduba e Manaus, que trarão entre outros produtos uma grande variedade hortaliças, legumes e frutas, como rambutã, cupuaçu, goiaba, hortaliças e legumes em geral, mamão, maracujá, coco, biribá, mamão, limão, banana entre outras.

A agricultora Etelvina Silva, que também é a presidente da Associação de Produtores Rurais do Ramal da Cachoeira (Rio Preto da Eva), todos os sábados, virá a Manaus para comercializar o que produz. Para ela, os espaços para orgânicos vão crescer muito mais na capital. “O público que nos procura é grande e cresce a cada dia. Isso é uma tendência que vai aumentar mais ainda”.

Particularidades

Os produtos orgânicos têm algumas particularidades. Além da isenção total de qualquer tipo de agrotóxicos (herbicidas, fertilizantes ou pesticidas), nenhuma semente modificada geneticamente é utilizada assim como os aditivos químicos, aromatizantes e emulsificantes. Como são cultivados apenas com insumos naturais, a florada é menos acentuada, ou seja, a produção é menor e por isso a busca pelos produtos é grande.

Com informações da assessoria