Cidades Destaques

Agosto Dourado aborda aleitamento materno e paternidade na amamentação

A abertura oficial do Agosto Dourado será nesta segunda-feira (1°)- foto: Assessoria/Semsa
Redação
Postado por Redação

Com o tema “Aleitamento Materno e Paternidade”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá desenvolver no mês de agosto uma série de atividades para sensibilizar a população sobre a importância da amamentação. A programação faz parte do projeto “Agosto Dourado”, que integra o calendário oficial de eventos do município de Manaus e é também uma estratégia para garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno.

A abertura oficial do Agosto Dourado será nesta segunda-feira (1°) com o início da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, na Maternidade Moura Tapajoz, quando haverá a entrega de certificação para a “Mãe Doadora do Ano” e para os pais que mais participaram do Pré-Natal das companheiras.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que tanto o Agosto Dourado quanto a Semana do Aleitamento Materno são estratégias utilizadas em todo o mundo para dar visibilidade à importância da amamentação, incentivando a reflexão sobre o tema entre instituições, famílias, grupos e empresas.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas, o Agosto Dourado é uma referência à amamentação como o padrão ouro para a alimentação infantil, sendo o pilar da estratégia global para a alimentação de lactentes e crianças de primeira infância.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta Ivone Amazonas, estima que a cada ano um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas através da prática do Aleitamento Materno. “Além disso, crianças em aleitamento materno exclusivo sofrem pelo menos 2,5 vezes menos episódios de doenças do que as que tomam substitutos de leite materno; crianças têm um risco 25 vezes maior de morrer por diarreia durante os primeiros seis meses se não são exclusivamente amamentadas; as crianças menores de um ano que não são amamentadas tem um risco três vezes maior de morrer por uma infecção respiratória do que as que são amamentadas”, informa a enfermeira.

Programação

Durante todo o mês de agosto, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão promover ações de rodas de conversa com gestantes, mães, pais, cuidadores e com a comunidade em geral, marcando o Agosto Dourado.

A Semsa também vai apoiar a realização da Hora do Mamaço, evento organizado pela Sociedade Civil Organizada “Mães Bares”, 05/08, na praça São Sebastião, com mães e seus filhos lactentes, a exposição de fotos de mães amamentando e pais apoiando, além de apresentação cultural.

A programação também vai envolver os Distritos de Saúde Sul, Leste, Norte, Oeste e Rural, que irão promover cinco Festivais da Semana do Bebê Manauara.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário