Cidades Saúde

Agosto Dourado: Unimed promove ações de orientação

A atividade faz parte da Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, que este ano tem como tema “Todos juntos pela amamentação”.
Redação
Postado por Redação

As equipes de médicos e enfermeiros da Maternidade da Unimed estão realizando, até a próxima segunda-feira (07), ações de orientação sobre a importância da amamentação para as gestantes, mães que já tiveram bebê e familiares. A atividade faz parte da Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, que este ano tem como tema “Todos juntos pela amamentação”.

Durante toda a semana estão sendo realizadas palestras, entrega de folders e dinâmicas sobre aleitamento materno. O objetivo, segundo a médica e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Lorena Hollanda, é esclarecer de forma lúdica as principais dúvidas das mães sobre o tema e mostrar a importância e os benefícios do aleitamento materno, pelo menos até o sexto mês de vida da criança.

Em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente com o leite materno, até essa idade, seguindo a recomendação de entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS). Há uma meta global a ser atingida até 2025, que é a de pelo menos 50% dos lactentes receberem o aleitamento materno.

Lorena Hollanda ressalta que, para que essa meta seja alcançada, é preciso que todos se envolvam – mulheres, homens, e sociedade em geral.

De acordo com a médica, o leite materno pode melhorar a resistência da criança, evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e obesidade. Além disso, há evidências científicas que comprovam a contribuição da amamentação no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. “Amamentar é muito mais do que o ato de alimentar o bebê. A mãe estabelece vínculos de amor, confiança e companheirismo com a criança”, afirmou.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário