Cidades

Águas de Manaus é notificada após vazamento em adutora no reservatório do Mocó

Foto: Divulgação / Ageman

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) notificou a concessionária Águas de Manaus pelo vazamento da adutora de 600 milímetros ocorrido na manhã de terça-feira, (15), dentro do reservatório do Mocó, na rua Belém, bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul de Manaus.

O problema levou a empresa a desligar a principal estação de tratamento de água da cidade, instalada na Ponta do Ismael, na Compensa, zona Oeste, e a paralisação de emergência do maior sistema de distribuição de água ocasionou o desabastecimento em diversos bairros da zona Centro-Sul e em parte das zonas Oeste e Leste da capital.

Equipes da Ageman começaram a acompanhar os reparos às 8h, e a empresa Águas de Manaus concluiu o serviço por volta de 13h, no entanto o abastecimento somente deverá ser normalizado no final da tarde ou início da noite.

O diretor-presidente da Agência Reguladora municipal, Fábio Alho, explicou que, com a notificação, a concessionária deverá informar as causas do vazamento, visto que, segundo ele, fato semelhante já ocorreu em anos anteriores.

“A empresa deverá providenciar o restabelecimento do serviço, bem como nos informar o que de fato ocorreu, se o sistema de telegestão está efetivamente funcionando, se foi falta de material, de recursos humanos, pois estamos falando de um importante centro de distribuição de água e essa não é a primeira vez que acontece”, afirmou Fábio.

A diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman, Suzy Tavares, informou que uma peça chamada de CAP, instalada na rede de 600 milímetros que está desativada, soltou, no entanto, como a rede está interligada à adutora de mil milímetros a qual recebe água da Estação da Ponta do Ismael, houve o vazamento.

Durante a vistoria, outro problema identificado pela Ageman foi a necessidade de serviços de limpeza e capinação no centro de reservação de água do Mocó. A concessionária também deverá tomar providências.

A Ouvidoria da Ageman está acompanhando as demandas dos usuários e monitorando o horário informado pela empresa para a conclusão do serviço e o retorno do abastecimento. Reclamações devem ser feitas pelo 0800-092-3511, no WhatsApp 98842-5821, no site www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria, pelo e-mail [email protected] e também na página da Ageman nas redes sociais.

As informações são da assessoria