Alerta: População deve comunicar à Adaf o recebimento de pacotes com sementes não solicitadas

Foto: Divulgação

A pessoa que receber pelos Correios pacotes com sementes não solicitadas deve comunicar o fato imediatamente à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A autarquia estadual alerta que a entrada de vegetais sem autorização traz riscos fitossanitários e que os pacotes não devem ser abertos.

O Mapa emitiu a orientação diante de relatos de que algumas pessoas estavam recebendo em suas casas, pelos Correios, sementes sem que tivessem feito nenhuma encomenda dessa natureza. No Amazonas, não há, até o momento, nenhuma notificação dessa prática.

Em caso de recebimento, a população deve relatar o fato imediatamente à Adaf ou ao ministério pelos telefones (92) 99390-1750 ou 0800-704-1995. “É muito importante que as embalagens não sejam nem abertas porque como não se sabe ao certo a procedência, ninguém sabe o produto que está contido, que pode ser algo que traga uma série de situações negativas, como a disseminação de pragas que não existem no país”, observa o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

Em caso de notificação, o material será encaminhado ao Mapa, para ser analisado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, para identificação das espécies.

As informações são da assessoria