Alunos da rede estadual se dedicam a ações de prevenção contra dengue, em Manaus

Os alunos do 1º ano da Escola Estadual (EE) Benício Leão, na zona sul de Manaus, estão empenhados em manter as famílias e a vizinhança livre da dengue. Orientados pelas professoras Assunta Torres e Daniele Carvalho, os 56 alunos das duas turmas da unidade escolar estão focados em tirar a água dos pratinhos dos vasos, manter tampadas as caixas d’águas e descartar o lixo ou materiais que possam conter água parada e evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A professora Daniele Carvalho conta que, com o apoio da gestão e equipe pedagógica da escola, a ação é realizada todos os anos. “Não poderíamos deixar de fazer, mesmo em ensino remoto. Temos notícias dos casos de dengue no estado e acredito que a prevenção é importante, principalmente nesta época de chuvas”, diz.

Cada turma foi dividida em quatro grupos de sete alunos, e cada grupo teve um trabalho diferente. O grupo 1, por exemplo, ficou responsável por desenhar e pintar ações de prevenção à dengue. O grupo 2 precisou desenhar o ciclo de vida do mosquito.

Os grupos 3 e 4 tiveram como trabalho gravar um vídeo de 30 segundos fazendo algumas das ações de prevenção e recitando um verso do poema “O Cordel Contra a Dengue”, respectivamente.

A artesã Adriana Souza, mãe da estudante Ana Clara, percebeu que a filha passou a ter mais atenção em casa. “Ela teve o auxílio dos pais para fazer as atividades e costuma sempre cuidar das plantinhas, sem deixar água parada”, frisa, sobre a filha de 6 anos.

As fotos das atividades desenvolvidas pelos alunos deram origem a um vídeo postado nas redes sociais da EE Benício Leão para estimular que toda a comunidade tenha os cuidados necessários com a reprodução dos mosquitos e aumento de casos de dengue.