Cidades Destaques

Alunos de escola de tempo integral recebem tabletes e serviços da Carreta Odontológica

Um grupo de 19 professores também receberá os equipamentos- foto: Joel Arthus/Secom
Redação
Postado por Redação

Os alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Lecita Fonseca Ramos, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus, receberão 485 tabletes. A cerimônia de entrega acontece nesta terça-feira (4), às 9h, na quadra coberta da escola. Um grupo de 19 professores também receberá os equipamentos. Paralelo à entrega dos tabletes, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) apresenta o programa Carreta Odontológica, que vem sendo desenvolvido desde o dia 18 de abril. No local, profissionais da carreta farão atendimento odontológico em alunos.

A escola, que foi inaugurada no dia 22 de maio, está em calendário especial para acompanhar o ano letivo que teve início no dia 6 de fevereiro. O complexo educacional está localizado na Travessa Louro Chumbo, e possui 12 salas que atendem a 485 alunos do Ensino Médio, em regime de Tempo Integral. A escola teve investimentos da ordem de R$ 8.223.542,08 oriundos dos cofres do governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O complexo pedagógico conta com dois laboratórios – um de informática e outro de Ciências e tem, ainda, um espaço para os Grupos de Trabalhos de Linguagens (GTs), uma biblioteca e um auditório.

A área administrativa é composta pela sala dos professores, sala da gestora e da pedagoga e a sala da Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC), uma inovação para aproximar ainda mais a comunidade da escola, que tem, também, uma quadra coberta poliesportiva, um refeitório, horta e um amplo espaço de convivência.

O corpo docente é composto por 18 professores, seis coordenadores, uma pedagoga, uma secretária e a gestora Jeane Melgueiros Hidalgo.

Carreta Odontológica atende alunos do Lecita

O programa, que teve início em 18 de abril, tem por principal objetivo realizar a profilaxia odontológica nos alunos das escolas públicas do Estado. As carretas já atenderam 55.876 alunos em 18 escolas, desde que foi lançado. O atendimento é itinerante e realizado por duas carretas, uma com oito gabinetes odontológicos e outra com quatro.

Além de atender aos alunos nas escolas, o programa também prevê equipar escolas que possuam o espaço para a instalação dos gabinetes odontológicos. Para essa etapa do programa, a Seduc realiza o levantamento das unidades que possam receber essa implantação, mas os Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) são as unidades mais adequadas.

Os alunos da EETI Lecita Fonseca Ramos estão recebendo atendimento da carreta desde a última segunda-feira, dia 26 de junho. Os acompanhamentos são distribuídos entre os turnos. O serviço prestado pela carreta leva muito mais do que os serviços odontológicos gratuitos, ensina como cuidar da própria higiene bucal, e mostra, também, através de palestras, os muitos perigos que alguns alimentos trazem a saúde da boca.

Serviços

A coordenadora técnica do Programa, Roseane Costa, explica que carreta também vai atender as escolas que estão em calendário especial e falou sobre os serviços que serão oferecidos, “Apresentamos palestras sobre a prevenção de doenças bucais, a parte de escovodrómo onde nós aplicamos as técnicas passadas na escola e o atendimento propriamente dito: Exodontias, raspagens, profilaxias, orientações e encaminhamentos a uma unidade para procedimentos mais invasivos”, esclareceu a coordenadora.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários



Deixe um comentário

error: COPIAR SEM DAR CRÉDITO É CRIME!