Cultura e Entretenimento

Amazonastur apresenta plataforma gratuita para garantir um turismo seguro

Foto: Janailton Falcão

A busca pelo turismo seguro e por uma experiência inesquecível é o objetivo de todo o turista. Para contribuir com esses requisitos, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), apresenta uma ferramenta gratuita que conecta o visitante a estabelecimentos legais: o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O programa do Ministério do Turismo (MTur) possui o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

O sistema reúne um banco de dados com empresas de diversos ramos que atuam no turismo em todo o Brasil. O turista, ao decidir o destino para onde quer, pode procurar no site do Cadastur uma lista completa dos estabelecimentos em todo o país. Ao acessar o site (https://bityli.com/HQvu6 ) e clicar no Estado do Amazonas, por exemplo, o visitante tem acesso ao endereço, CNPJ, contato telefônico e outras informações do estabelecimento escolhido.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destaca que ao utilizar um estabelecimento inserido no Cadastur, o turista tem a segurança de que aquele prestador de serviço é seguro, recebe qualificação e direcionamento do Ministério do Turismo e da Amazonastur.

“Esse sistema serve como uma bússola para o turista com informações seguras e precisas, além de também garantir ao prestador benefícios que podem potencializar as ações desenvolvidas pelo seu estabelecimento. Ao utilizar prestadores do Cadastur, o visitante também estará combatendo o turismo ilegal e, consequentemente, a prática de crimes como exploração sexual de crianças e adolescentes e os contra o meio o ambiente, como o manuseio de animais silvestres”, disse Litaiff.

No Amazonas, o Cadastur possui 2.862 empresas cadastradas de 15 diferentes ramos de atividades, entre eles, agência de turismo, restaurante, bar, guia de turismo, meio de hospedagem, locadoras de veículos e parque aquático. O cadastro é gratuito, e obrigatório para algumas atividades, de acordo com as leis 11.771 de 2018 e 8.623 de 1993.

Benefícios ao prestador 

O prestador de serviço turístico que faz parte do Cadastur tem uma série de benefícios como: acesso a financiamento; apoio em eventos, feiras e ações do MTur; incentivo à participação em programas e projetos o governo federal; participação em programas de qualificação; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal. Para ser inserido no sistema o prestador precisa estar formalizado e realizar o cadastro site (https://bit.ly/34kJVN6 ), onde possui um passo a passo. Caso o prestador queira tirar alguma dúvida, a Amazonastur, por meio do Departamento de Registro e Sensibilização, pode orientar os interessados pelo telefone: (92) 2101-8180.

“O nosso principal objetivo é fazer com que o turista tenha uma experiência maravilhosa e que volte ao nosso Estado”, completou o presidente da Amazonastur.

Com informações da assessoria