Amazonino vai criar o programa ‘Ronda Comunitária’ e modernizar a Guarda Metropolitana

Foto: Divulgação

A reestruturação da Guarda Metropolitana de Manaus (GMM) e a criação do Programa Ronda Comunitária Municipal são algumas das propostas do ex-governador Amazonino Mendes (PODEMOS) para melhorar a área da segurança pública na capital amazonense. O Ronda Comunitária Municipal é inspirado, segundo ele, em experiência adotada no último mandato como governador. Amazonino implantou, na época, o patrulhamento comunitário nas zonas Norte, Leste e Centro-Sul de Manaus.

Se for eleito prefeito de Manaus, Amazonino pretende auxiliar os órgãos de segurança do estado, na proteção à população em logradouros públicos, como praças, unidades de saúde, escolas e pontos turísticos da cidade, dentre outros espaços. Será nesses locais o foco de atuação do Programa Ronda Comunitária Municipal, com patrulhamento e presença ostensiva da Guarda Metropolitana e investimento em tecnologias de segurança para o monitoramento dos espaços.

Reconhecido por valorizar os profissionais das forças de segurança, Amazonino quer modernizar a Guarda Metropolitana, para que atue de forma preventiva nos passeios públicos, com o auxílio de tecnologias integradas, reforço de pessoal e capacitação permanente.

“O prefeito vai ajudar na prevenção, protegendo as pessoas de bem, que usufruem dos aparelhos municipais. Nós não vamos preparar uma Guarda para o enfrentamento da alta criminalidade, isso fica com a polícia. Nós vamos preparar uma Guarda para tomar conta das praças, dos passeios públicos, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das escolas, dos aparelhos municipais espalhados nas zonas da cidade de Manaus, com o uso também de câmeras, de tecnologia. Queremos dar tranquilidade às pessoas para que possam trabalhar e ter o seu lazer, sem medo”, comentou.

Ronda Comunitária

O Programa Ronda Comunitária Municipal está previsto no Plano de Governo de Amazonino Mendes, assim como outras ações, como a expansão da rede de iluminação pública nos bairros de Manaus; instalação de câmeras de segurança nas paradas e nos ônibus, para inibir os assaltos; e o fortalecimento do Conselho Municipal de Segurança Pública.

A segurança pública sempre foi prioridade nas administrações de Amazonino Mendes. No seu último mandato como prefeito, foram implantadas 756 câmeras com sistema de monitoramento 24h em todas as escolas da rede municipal, para reforçar a segurança de alunos e profissionais da educação.

Na última gestão como governador, reforçou operações de segurança e fiscalização nos ônibus de transporte coletivo e lançou o aplicativo “Aviso Policia”, que permite ao cidadão pedir ajuda pelo celular, de forma simples e rápida. Contratou, também, a melhor consultoria internacional em segurança, a Giuliani Security & Safety (GSS), que trouxe resultados práticos com a implantação do programa GuardiAM, baseado na adoção de novas tecnologias, na integração, inteligência e treinamento. Conseguiu, assim, reduzir em 10% o número de homicídios e em 13% o de latrocínios.

Também no último mandato como governador, realizou a maior promoção da história da Polícia Militar, com 7.937 policiais promovidos, e a maior promoção da história dos Bombeiros, com 572 promovidos. Convocou concursados, reajustou os salários e dobrou os auxílios-alimentação e moradia.

Renovou também a frota de viaturas, implantou o patrulhamento comunitário e instalou unidades móveis em áreas antes sem aparato policial, como o Residencial Viver Melhor; avenida Grande Circular; área comercial do Fuxico, no Jorge Teixeira; Morro da Liberdade; Manaus Moderna, no Centro; Praia da Ponta Negra e Cidade de Deus.

Foi o governador que construiu o maior número de delegacias em Manaus (36), com atendimento 24h, estrutura moderna, e frota renovada. Implantou a primeira Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher, em 1987, e o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), um dos maiores e mais completos sistemas do gênero no país à época, em 2002.

Amazonino também foi responsável por implantar a Academia da Polícia Militar e unidades especializadas da PM, como o Batalhão Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

Redes Sociais

Amazonino Mendes concorre à Prefeitura de Manaus tendo como candidato a vice o presidente estadual do PODEMOS, deputado Wilker Barreto. A chapa faz parte da Coligação Juntos Podemos Mais, formada pelo PODEMOS, MDB, PSL e Cidadania.

Para conhecer mais sobre o candidato, você pode acompanhá-lo nas redes sociais – no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM – 92.99304-1919).

As informações são da assessoria