Amigos realizam ação solidária para ajudar amazonense que está em coma na UTI de SP

Foto: Reprodução/Instagram

Amigos realizam ação solidária para ajudar o enfermeiro amazonense Heitor Lira, de 24 anos, que encontra-se em coma no Hospital Santo Amaro, em São Paulo, após ser vítima de afogamento.

Heitor saiu sozinho de Manaus rumo a São Paulo para realizar uma prova de residência da USP, e, no dia 23 de novembro, saiu para conhecer o litoral em uma praia de Guarujá, quando sofreu o acidente.

Karoline Costa, amiga de Heitor, contou para a equipe do Manaus Alerta que o jovem estava com outro amigo que, no momento do acidente, arrumava as coisas na praia para também entrar na água, mas não deu tempo.

”Segundo nosso outro amigo que estava com ele, tudo aconteceu muito rápido. Ele também ia entrar na água, mas não deu tempo. Quando ele percebeu, os surfistas já estavam trazendo Heitor afogado”, disse Karoline.

O enfermeiro conseguiu ser resgatado e passou por uma ressuscitação cardiopulmonar por mais de vinte minutos, intubação oro traqueal e agora encontra-se em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da cidade.

”Ainda não conseguimos assimilar como isso aconteceu porque ele estava em uma parte rasa e ele sabe nadar, corre aqui em Manaus, é ativo e faz exercícios em casa”, explica a amiga.

Sobre Heitor

Ainda de acordo com a amiga da vítima, Heitor é enfermeiro formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e foi ao estado em busca de um sonho.

”Ele é uma pessoa muito importante pra gente. Um jovem trabalhador, apaixonado por Rock e muito, muito sonhador! Sempre quis alcançar voos longos. Muito engajado na causa científica, foi pesquisador na Universidade, monitor de Bioquímica, passou por diversos projetos de extensão desde o início da faculdade. Ele atuou tanto na área de humanização com pacientes do Hemoam como também em projetos de urgência e emergência.”

Heitor chegou a fazer a prova para o qual precisou se locomover até São Paulo, mas o resultado sai apenas 18/12.

A mobilização para arrecadar dinheiro é em prol dos custos do tratamento e da estadia da irmã de Heitor que precisou ir para São Paulo de última hora acompanhar o quadro.

Quem tiver interesse em contribuir, segue abaixo as contas. É possível também acompanhar atualizações do caso através do instagram @acordaheitor.

Contas:

Nubank:

Isabelle Gomes Nogueira

Agência:000-1

Conta: 38226793-1

PIX-Tel: (92) 99321-1002

Email: [email protected]

 

Caixa:

Lucicleia Pontes Cavalcante

CPF: 310.059.002-30

Agência: 1549

Conta: 00051243-5

Conta poupança apenas transferência

 

Banco do Brasil:

Isabelle Gomes Nogueira

Agência: 2905-X

Conta: 79384-1

PIX – CPF: 032.288.912-08

 

Bradesco:

Bruna Gomes Nogueira

Agência: 1376

Conta: 44851-6

Pix – CPF: 024.485.502-12

Pix – Tel: (92) 99482-0707

 

Por Thainá Araújo – Portal Manaus Alerta