Aos 76 anos, morre o físico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking

O físico teórico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos, na noite desta terça-feira, disse um porta-voz da família. A causa da morte não informada até o momento.

‘Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido. Ele foi um grande cientista e um extraordinário homem cujo trabalho e legado viverão por muitos anos’, escreveram Lucy, Robert e Tim, filhos do cientista.

Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo. A doença foi detectada quando tinha 21 anos.

O físico britânico era conhecido por seu trabalho inovador sobre buracos negros e a relatividade. Stephen escreveu diversos livros científicos com linguagem simples que ajudaram a entender as complexas teorias sobre o universo. O primeiro foi ‘Uma Breve História do Tempo’, escrito entre 1982 e 1984 e vendendo mais de 10 milhões de cópias.

Hawking teve sua história exibida nos cinemas com o filme “A Teoria de Tudo”, no qual foi interpretado pelo ator Eddie Redmayne.

Fonte: O Globo