Cidades

Aplicativo ajuda a reduzir tempo de atendimento às ocorrências de assaltos em ônibus

Por meio dele, a população pode acionar um "botão de pânico" e aguardar o atendimento da ocorrência por uma das viaturas rastreadas pelo "Aviso Polícia"- foto: divulgação/SSP
Redação
Postado por Redação

Lançado há pouco mais de um mês pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o aplicativo “Aviso Polícia” tem ajudado a reduzir o tempo de deslocamento da polícia até o local das chamadas. Gratuito e disponível inicialmente na plataforma Android, o serviço que monitora as ocorrências de assaltos em ônibus acaba de chegar também para iOS.

O aplicativo é um reforço aos atendimentos do 190 e foi desenvolvido por servidores do próprio Sistema de Segurança Pública do estado. Por meio dele, a população pode acionar um “botão de pânico” e aguardar o atendimento da ocorrência por uma das viaturas rastreadas pelo “Aviso Polícia”.

Desde o dia 5 de abril deste ano, o aplicativo já registrou mais de 6 mil downloads e recebeu um total de 1.083 chamadas, incluindo as chamadas-testes e as chamadas empenhadas, em que as viaturas foram até o local e realizaram a abordagem no veículo indicado.

A equipe de desenvolvimento trabalha para ampliar os serviços atendidos por meio do aplicativo, como os casos de roubos, agressões e tentativas de homicídio.

O aplicativo

O chamado de socorro é feito por meio de um botão na tela do aplicativo. Após o acionamento, a tela do aparelho celular é desligada para garantir a segurança do denunciante e a localização é transmitida para que ocorra o rastreamento imediato pelos controladores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O monitoramento das ocorrências em tempo real é feito 24 horas por dia.

Após o acionamento, a ocorrência segue para um despachante e, a partir daí, a viatura mais próxima do local é deslocada. O CICC acompanha o deslocamento da viatura em tempo real.

À época do lançamento, o então secretário da SSP-AM e vice-governador Bosco Saraiva, explicou que o aplicativo funcionaria como um ‘botão do pânico’. “No instante que tiver ocorrendo o assalto ou que houver a desconfiança de que vai ocorrer um roubo dentro do ônibus, a pessoa pode apertar o botão do pânico, que é o ‘Aviso Polícia’”, explicou.

Após baixar o APP, o usuário deve fazer um cadastro informando nome, CPF, telefone para contato, e-mail, CEP e cadastrar uma senha. A partir de então, poderá acionar a polícia em caso de emergências. Para baixar o aplicativo, pesquise Aviso SSP.

Com informações da assessoria

Comentários

Deixe um comentário

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com