Após dias divulgando alta no Amazonas, Jornal Nacional explica dados reais da Covid-19 no estado

Foto: Reprodução

O Jornal Nacional vem noticiando há vários dias sobre os casos de covid-19 no Amazonas. O estado aparece sempre em alta, mas a realidade, como já foi esclarecido pela Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM), é que a informação passada é errônea.

Na edição da última quarta-feira (19), o Jornal Nacional finalmente explicou que a alta se deve ao fato das mortes que aconteceram no pico da pandemia estão sendo investigadas agora no mês de agosto, fazendo com que os casos de óbitos aumentam, mas a realidade é que, atualmente, o Amazonas vem tendo queda drástica nos casos.

Gráfico de óbitos

A partir da edição desta quarta-feira (19/8), o Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) passa a incluir um gráfico específico com dados oriundos do processo de revisão e qualificação de óbitos ocorridos em meses anteriores. A reclassificação segue os novos critérios do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, que passou a considerar óbitos por Covid-19 também por critérios clínicos e exames de imagens.

Por meio do gráfico, é possível verificar a reclassificação por data de ocorrência dos óbitos que atendem aos critérios de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag-não especificado), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

Por Porta Manaus Alerta