A maionese tem a má reputação de ser rica em calorias e gordura. No entanto, engana-se quem acha que não há uma alternativa saudável: é possível fazer maionese de abacate com ingredientes integrais, magros e nutritivos

A maionese tradicional é geralmente feita a partir da mistura de três ingredientes: gema de ovo, azeite e vinagre ou suco de limão.

Contudo, as versões industrializadas também contêm óleos vegetais que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e os níveis de inflamação no organismo, como explica a publicação Ativo Saúde.

Já a maionese de abacate fit oferece inúmeros benefícios para a saúde, já que esta versão é rica em gorduras monoinsaturadas, as quais podem aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e reduzir o mau (LDL), o que é excelente para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Outra propriedade do abacate é a presença de antioxidantes e vitaminas E e A, contribuindo assim para o ótimo funcionamento do sistema imunológico.

O alimento prolonga ainda a sensação de saciedade e o seu consumo é uma excelente forma de repor energia após treinos.

Receita de maionese de abacate

Ingredientes:

1 abacate médio e maduro;

2 colheres de sopa de suco de limão;

1 dente de alho descascado;

1 colher de sopa de mostarda;

1 colher de sobremesa de azeite;

Pimenta-do-reino à vontade;

Sal a gosto.

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Depois, é só servir ou conservar na geladeira em um recipiente de vidro fechado.

Fonte: Notícias ao Minuto