Assessores pedagógicos discutem implementação do RCA e BNCC

Fotos - Eliton Santos / Semed

Mais de 180 assessores pedagógicos da Prefeitura de Manaus que atuam nas Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão participando da primeira Jornada Pedagógica 2020, que este ano tem como tema ‘Referencial Curricular Amazonense (RCA) – da Implementação às Práticas Pedagógicas’. O encontro iniciou nesta quarta-feira, (22), e vai até sexta-feira, (24), na Universidade Paulista (Unip), em Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

O objetivo é oportunizar aos assessores conhecimentos sobre o processo de implementação do RCA e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Rede Municipal de Ensino, contextualizando diferentes vivências.

Para a secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt,  a socialização sobre o tema é de extrema importância para que os assessores apresentem nas escolas o RCA e de que forma será trabalhado na rede municipal de ensino.

“Hoje nós estamos aqui para motivar e conscientizar os assessores da responsabilidade que eles têm em fomentar no chão das escolas o apoio pedagógico aos professores a partir da nossa realidade, no princípio da BNCC e o RCA, do qual nós participamos da elaboração, e principalmente, construir o nosso referencial a partir das nossas realidades, experiências revolucionárias e vitoriosas dos nossos educadores, que desenvolvem um trabalho maravilhoso nas nossas 499 unidades de ensino”, comentou a secretária.

No primeiro momento do encontro, todos os assessores participaram de uma palestra sobre o tema da Jornada, no auditório da Unip, onde falaram sobre o assunto. Posteriormente, os participantes são divididos por sala, na qual todas têm um tema diferente, como: “Educação Infantil: a criança é o verdadeiro currículo”, “Ensino por habilidades e competências”, “Educação Integral”, “Metodologias Ativas”, “Engajamento familiar no processo de desenvolvimento humano” e “Competências e Tecnologias”. Nos três dias de estudo os educadores participarão do estudo em todas salas.

Em 2017, a BNCC foi homologada no Brasil pelo Ministério de Educação (MEC). Durante os anos de 2018 e 2019, a Semed participou de diversos estudos com a equipe da comissão Pró-BNCC, para a construção do RCA. A homologação do documento aconteceu em dezembro de 2019. A partir deste ano, as escolas desenvolverão as práticas dos estudos com os alunos, e para isso o papel do assessor é fundamental.

“Nós estamos aqui também para aprender, paramos um momento da rotina do nosso dia a dia nas escolas, para aprender mais sobre a implementação do RCA na rede e levar toda informação para os professores, de como eles devem trabalhar e desenvolver o Referencial com os alunos. E nós, como assessores, devemos acompanhar e verificar se o trabalho está realmente sendo realizado de acordo com as orientações da secretaria”, explicou a assessora pedagógica da DDZ Sul, Ivanete Lima.

A chefe do Departamento Geral dos Distritos (Degd) da Semed, Selma Trindade, falou do papel do assessor pedagógico. “Cada assessor atende aproximadamente cinco escolas. Fazemos parte da terceira maior rede pública de ensino do Brasil e estamos entre as dez cidades mais bem avaliadas na educação básica do País”, disse a professora, que completou. “Nós fazemos a diferença e somos pioneiros na implantação do RCA na nossa rede, estamos recebendo ligações de outros municípios para saber como será esse processo e isso só enche a gente de orgulho”.

*Com informações da assessoria