Atividades culturais, esportivas e educativas gratuitas serão levadas a todas as zonas de Manaus

O programa é voltado à prevenção da criminalidade na capital amazonense com atividades para toda a família- foto: Valdo Leão

A partir das 15h de sábado (10), 13 bairros da capital amazonense receberão diversas atividades gratuitas nas áreas de cultura, esporte, educação, lazer, turismo e segurança pública. A ação faz parte do programa “Amazonas em Movimento”, determinado pelo governador Amazonino Mendes e coordenado pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva. O programa é voltado à prevenção da criminalidade na capital amazonense com atividades para toda a família.

A programação ocorrerá nos bairros Tancredo Neves, Zumbi, Cidade de Deus, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Alvorada II, Redenção, Campos Sales, Compensa, Japiim, Educandos, Aleixo e Jorge Teixeira. Na área cultural, o público de diferentes zonas da cidade poderá conferir atrações musicais e circenses, além de espetáculos de teatro e dança.

O “Amazonas em Movimento” é realizado em conjunto pelas Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Cultura (SEC), Assistência Social (Seas), de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Itaúba – Na Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, próximo à Escola Municipal Helena Augusta Walcott, ocorrerá uma programação, além de outras duas que serão realizadas na zona leste da capital. A ação ocorrerá a partir das 15h com atividades de recreação, jogos, espaço da beleza, avaliação física, massagem, mini vôlei, mini futsal, jiu-jitsu e taekewon. Às 18h ocorrerá a apresentação de Márcia Novo e banda, além da banda Bello Encontro.

Zona leste – As ações também serão realizadas nos bairros Tancredo Neves e Zumbi. A programação ocorre nas Escolas Estaduais Ernesto Penafort e Padre Luís Ruas, além da ação na Avenida Itaúba. Das 15h às 18h, a programação inclui jogos de mesa, queimada, judô, basquetebol e handebol. A partir das 18h, a Escola Ernesto Penafort terá a apresentação da Palhaça Bolinha e às 19h, show de Ângelo Speranza. Às 18h, a Dança Warda Estúdio de Dança do Ventre realizará apresentação na escola Padre Luís Ruas e, a partir das 19h, show da Estrela do Norte.

Zona norte – Na Escola de Tempo Integral Sergio Pessoa, na Cidade de Deus, e Lecita Ramos Fonseca e João dos Santos Braga, no Monte das Oliveiras, as ações, que ocorrerão a partir das 15h, incluem jogos de mesa, queimada, jiu-jitsu, voleibol, futebol de campo, basquetebol, futsal, handebol. Às 18h, na ETI Sergio Pessoa ocorrerá o espetáculo “Espatódea Trupe”, seguido do show da banda Lary Go e Strela. Na Escola Lecita Ramos, o espetáculo “Associação Arte Muthos” começará às 18h, seguido pelo show de Nícolas Jr. Já na Escola João dos Santos Braga, o espetáculo “A Pequena Sereia” entra no palco às 18h, sendo substituída pela Banda Casa de Caba.

Zona centro-oeste – As ações da zona centro-oeste ocorrerão nas Escolas de Tempo Integral Manoel Severiano Nunes, no Alvorada, e Maria Rodrigues, na Redenção. As atividades incluem jogos de mesa, queimada, futsal, handebol, luta olímpica, basquetebol e vôlei de praia. A partir das 19h, na ETI Manoel Severiano, acontece a apresentação da banda Flor da Selva, seguido da apresentação do espetáculo “Malabarista Alain Vasques”. Na Escola Maria Rodrigues, o espetáculo Palhaço Petekete entra em cena às 18h, seguido da Banda Jhony Jack Mesclado.

Zona oeste – Na zona oeste as ações serão realizadas nos bairros Campos Sales, no Ceti Garcitylzo do Lago, e Compensa, na Escola Estadual Pedro Câmara. A programação é composta de jogos de mesa, futsal, vôlei de praia e queimada. No Ceti Garcitylzo, a programação cultural começa a partir das 18h com apresentação do espetáculo “Interarte”, seguido da apresentação da banda Cabocrioulo. Também às 18h, na Escola Pedro Câmara, ocorrerá a apresentação da cantora Bella Queiroz, seguido da apresentação do espetáculo do Palhaço Letrka.

Zona sul – Na zona sul, as ações ocorrerão na Escola Ondina de Paula Ribeiro, no Japiilândia, e no Ceti Gilberto Mestrinho, no Educandos. Das 15h às 18h, as atividades reunirão jogos de mesa, queimada, luta livre, voleibol, futebol de campo, badminton, handebol e futsal. A partir das 18h, na Escola Ondina, a programação terá a Palhaça Cafuxa, seguido das Mulheres In Rima. Também a partir das 18h, no Ceti Gilberto Mestrinho, haverá a apresentação da Cia Um Teatro Produções e Eventos, além da apresentação da cantora Lucinha Cabral.

Zona centro-sul – Na zona centro-sul a programação ocorrerá na Escola Estadual Simón Bolívar, no Aleixo. Jogos didáticos, queimada, além de outras atividades fazem parte de programação que inicia às 15h. Às 18h, o Grupo Criattor fará sua apresentação, seguido do cantor Gil Valente.

Com informações da assessoria