Atletas portadores de deficiências físicas terão seminário de jiu-jítsu, em Manaus

foto: Márcio Melo

A federação amazonense de jiu-jítsu paradesportivo (FAJJP) vai realizar neste sábado (8), o primeiro seminário para atletas portadores de deficiências físicas. O evento é aberto ao público com necessidades especiais praticantes ou não da modalidade. O objetivo é qualificar os atletas do jiu-jítsu paralímpico da modalidade no Amazonas. O evento é gratuito.

O evento vai ter a duração de duas horas e será realizado no Complexo Municipal Educação Especial André Vidal de Araújo, localizado na rua Maceió, S/N, bairro Nossa Senhora das Graças. Vai reunir cerca de 50 pessoas e temas como superação, cuidados com a integridade física do atleta, saber estar atento aos editais de competições da federação, alternativas de defesa e ataque, posições adaptadas para a maioria dos praticantes, entender regras da federação e dicas para um desempenho mais profissional aos atletas de alto rendimento.

O instrutor do curso é o engenheiro agrônomo Ender Rodrigo Oliveira (36), campeão mundial, campeão amazonense, vice-campeão brasileiro, 5 anos de faixa preta, e aluno do professor Melqui Galvão. O professor paratleta sofreu um acidente automobilístico em 2012, foi submetido a doze cirurgias para reconstruir a perna direita, onde perdeu os movimentos do pé e passou a competir como atleta paralímpico.

“Meu desejo é dá esperança a outras pessoas a saírem da depressão como eu saí. E a chave foi a prática do jiu-jítsu que me deu esperança, confiança e títulos. Posso dizer que sou muito feliz comigo mesmo, com minha família, com meu trabalho e com esse esporte que me acompanha há muitos anos. Todos os dias dedico pelo menos quatro horas para aprender e ensinar o que eu sei para ajudar pessoas que passam dificuldades, talvez as mesmas que eu tive há anos atrás”, relembra emocionado o professor.

O treinador afirma que o evento pretende difundir o jiu-jitsu ao maior número de deficientes físicos do Amazonas e oferecer a modalidade de forma inclusiva combater a depressão. “Buscamos levar aos paratletas a oportunidade de deixar o estresse de lado, levar qualidade de vida e oportunidade de treinar para competir e representar o Amazonas”, conta Jonatha Machado, 35, presidente da federação.

Inscrições e informações pelo fone: (92) 9919-7890
Ou pelo Instagram da instituição: @fajjp_amazonas

O que: Seminário de Parajiu-jítsu
Onde: No Complexo Municipal Educação Especial André Vidal de Araújo, Rua Maceió, S/N, bairro Nossa Senhora das Graças.
Quando: Dia 08/08/2020 (Sábado)
Horário: 9 horas da manhã
Certificado: Emissão grátis
Valor: Gratuito

Com informações da assessoria