Audiência Pública revisa ações na área de educação para o PPA 2019-2021 e LOA 2020

O evento ocorreu no auditório da DDPM, da Semed, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul - Foto: Cleomir Santos/Semed
Avatar
Postado por Narel Desiree

A Prefeitura de Manaus promoveu, na manhã nesta segunda-feira (29), uma audiência pública para revisar as ações desenvolvidas no Plano Plurianual (PPA) 2019-2021 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 na área da educação. A audiência foi organizada pelo Departamento de Planejamento (Deplan), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef).

O evento ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Semed, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

No primeiro momento os participantes discutiram os temas Excelência no Ensino Aprendizagem, Desenvolvimento e Valorização de Pessoas, Modernização e Eficiência de Gestão, Gestão Operacional, Modernização da Infraestrutura e Tecnologia e Incentivo ao Aluno e Família.

Para 2019, algumas iniciativas foram mantidas, como: Melhoria dos Índices de Alfabetização, Implantação da Política da Educação Escolar Indígena, Elaboração de Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS), Remuneração Variável por Meritocracia, Implementação do Horário de Trabalho Pedagógico para Anos Iniciais, Revisão do modelo de Gestão Orçamentária, Modernização da Infraestrutura – Reforma de Escolas/Criação de Modelo Arquitetônico e Sustentável para as Escolas do Futuro e Implementação do Horário de Trabalho Pedagógico para Anos Iniciais.

De acordo com o diretor do Deplan, João Carlos da Silva, revisar, modificar ou manter as estratégias na educação é de extrema importância para a participação dos departamentos da Semed, porque cada um conhece a necessidade que vive e daí será possível um trabalho com bom resultado.

Na área de Infraestrutura, este ano, foram entregues três creches municipais. Nove estão em construção e uma em licitação. Serão construídos 11 Centros Integrados Municipais de Ensino (Cimes), que atenderá alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, deste total, quatro já iniciaram as obras. Um pacote de obras está revitalizando três Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), treze escolas e um Centro Municipal de Artes.

Em relação ao reconhecimento profissional, os servidores da educação municipal receberam este ano um reajuste salarial de 8%, pago 5% em junho com retroativo a maio e o restante será pago em novembro. Além do aumento no salário, o auxílio-alimentação recebeu um reajuste de 30%. Manaus paga 4,17% acima do piso salarial nacional.

*Com informações da assessoria


Deixe um comentário