Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Os primeiros moradores do bairro Parque Mosaico já realizaram o sonho da casa própria. A entrega das chaves do primeiro condomínio residencial ocorreu nesta terça-feira, 18, assim como um showroom de urbanismo. Também foi inaugurada a primeira ponte do projeto. Durante os eventos, o público conferiu o que há de mais moderno em infraestrutura, urbanismo e paisagismo do empreendimento arquitetado em uma área com 2,5 milhões de m², que terá 25 mil unidades habitacionais, com a estimativa de 100 mil moradores até a conclusão de todas as fases.

Além dos novos moradores, imprensa e convidados, o evento contou com a presença de autoridades como a representante do prefeito Arthur Virgílio Neto, a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio; do diretor-presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka; do secretário municipal de Finanças, Lourival Praia; e de entidades que contribuem para o desenvolvimento do setor na Região, como o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese), Romero Reis; e presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (Ademi), Albano Máximo.

O bairro Parque Mosaico conta com infraestrutura modelo. Está situado na zona Centro-Oeste, abrangendo os bairros Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versalles e Tarumã. O projeto contempla também diversas centralidades compostas por equipamentos comerciais de pequeno e grande porte, que atenderão tanto os moradores do Parque Mosaico quanto os bairros adjacentes. Construído com recursos da iniciativa privada, o bairro Parque Mosaico é um empreendimento da Mixcon Incorporadora, em parceria com a DPC Empreendimentos.

Showroom de urbanismo

Com o propósito de demonstrar e promover a melhor experiência para os futuros moradores e toda a população, o Parque Mosaico realizou um showroom de urbanismo, onde o público conferiu, na prática, uma amostra da infraestrutura que contemplará o empreendimento. Além de uma apresentação completa sobre o novo bairro inteligente da cidade.

Durante a abertura do evento, o CEO da Incorporadora Mixcon, José Henrique Lanna, afirmou que o bairro que está se tornando uma realidade é um presente para a cidade. “Só temos a agradecer a todos os nossos parceiros, em especial a prefeitura, que acreditaram no projeto de um bairro planejado para Manaus para oferecer moradias dignas com conforto, comodidade, segurança e qualidade de vida tanto aos moradores quanto a toda sociedade que mora na capital amazonense”, afirmou Lanna.

Para o diretor-presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, o projeto é inovador e de suma importância para o desenvolvimento da capital. “Esse projeto que está sendo apresentado pela Mixcon, nos dá a oportunidade de conhecer um modelo ideal de bairro, que irá preservar a natureza e urbanizar de uma maneira planejada e organizada. A longo prazo iremos reinaugurar a cidade de Manaus, com o mais novo conceito de paisagismo, urbanismo e, principalmente, a mobilidade que está sendo adotada. A prefeitura agradece toda confiança e parceria desse investimento para nossa população”, declarou o engenheiro civil.

O secretário de Finanças do município, Lourival Praia, garantiu ter imensa satisfação em poder participar da gestão que deixará um marco para a cidade. “A prefeitura enfrentou muitos desafios para aprovar esse projeto, mas conseguimos provar a importância desse projeto para a cidade. Com essa parceria, a prefeitura também irá realizar grandes sonhos e, sem dúvidas, vai deixar um grande legado ao oferecer o que há de melhor em urbanismo, paisagismo, arborização e integração para a cidade”, enfatizou.

Na avaliação do presidente do Codese, Romero Reis, o novo empreendimento é um trabalho coeso que chega para agregar valor para a população. “Hoje é um dia especial para a cidade. Esse empreendimento é uma referência em ocupação. A região centro-oeste da cidade tem uma densidade habitacional vasta. Verticalizar, ocupar o espaço urbano de forma organizada é mostrar como é possível inserir Manaus entre as dez melhores cidades para se viver e entre as 20 melhores para se fazer negócios. Isso é um processo e nós vamos ao longo dos próximos anos ajudar a tornar isso uma realidade”, enfatizou.

A secretária Conceição Sampaio destacou o orgulho do projeto pioneiro na capital do Amazonas. “A cidade de Manaus tem mais de dois milhões de habitantes. Há sete anos passou a ter expectativa diferenciada. Não construímos o futuro se não tivermos a coragem de assumir os desafios do presente. E foram esses desafios que o prefeito Arthur Neto enfrentou que torna possível uma cidade melhor para o ano de 2030. Esse momento agora mostra como será a cidade do amanhã. Fazer investimentos corretos mudam a história da nossa cidade e da nossa população”, declarou a representante do prefeito.

Dentre os diversos benefícios oferecidos pelo empreendimento, foram apresentadas: vias com pavimento de alta qualidade, guias extrusadas (tipo americana), calçadas largas, ciclovia, arborização dupla nas calçadas para propiciar sombreamento e um corredor de cores, faixas de pedestre elevadas no nível das calçadas, bem como o começo da execução do paisagismo projetado por Benedito Abbud e o início do projeto Arte na Rua.

Mobilidade urbana

Como parte da programação, a Mixcon Incorporadora também inaugurou a primeira ponte do bairro, a qual propiciará a interligação da avenida Desembargador João Machado com as avenidas do Futuro e do Turismo, promovendo mobilidade urbana, integração, conectividade e uma significativa melhoria no trânsito da cidade.

A ponte tem aproximadamente 40 metros de comprimento por 30 metros de largura, sendo três pistas em cada sentido, separadas por uma mureta de proteção, totalizando seis faixas e mais uma faixa para ciclovia e pedestres. Ao total, o projeto prevê a construção de oito pontes, as quais são parte de um complexo de mobilidade urbana que está sendo implantado no bairro Parque Mosaico.

Galeria a céu aberto

Foi aberta ao público a galeria de grafites a céu aberto com a temática ambiental na entrada do Parque Mosaico. De acordo com o CEO da Mixcon, José Henrique Loureiro Lanna, além de estimular a conscientização e a prática da preservação, o grafite dará vida à paisagem urbana do novo bairro. A parceria com os artistas visuais também busca promover um sentimento de pertencimento e identidade aos futuros moradores, característica típica dos bairros de Manaus.

A ideia é que as obras de arte se integrem ao conceito sustentável do projeto, que contará com um grande parque ecológico de cerca de 730 mil m², dentro da área do futuro bairro, localizada na zona Centro-Oeste da cidade, entre os bairros Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versalles e Tarumã.

‘Entrega dos Sonhos’

Erguido na primeira etapa do projeto, o condomínio residencial Vista das Castanheiras, construído pela MRV Engenharia, conta com 600 apartamentos. As unidades habitacionais seguem a orientação das mais modernas diretrizes de utilização e otimização do espaço ocupado por área residencial. O residencial está localizado na avenida Desembargador João Machado, zona Centro-oeste.

De acordo com a gestora comercial da MRV, Flávia Batista, foram entregues 300 unidades e, em breve, mais 300 apartamentos estarão prontos para receber os moradores. “Hoje, 300 famílias estão recebendo a chave de seus apartamentos e realizando o sonho de ter a casa própria com conforto, segurança e qualidade, em uma localização privilegiada. Até agosto também iremos entregar mais um condomínio completo, o Vista dos Buritis”, afirmou.

Além desse empreendimento, a construtora deve entregar mais de 13 mil unidades, ao longo dos dez anos de projeto do Parque Mosaico. Cerca de 1500 unidades serão lançadas ainda em 2020, segundo a gerente comercial.

*Com informações da assessoria