Cidades

Balbina Mestrinho comemora 57 anos e promove Semana de Enfermagem e Serviço Social

A programação acontece no mês em que comemora-se o Dia do Enfermeiro (12 de Maio) e do Assistente Social (15 de Maio)- foto: divulgação/Susam
Redação
Postado por Redação

A Maternidade Balbina Mestrinho, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promove nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), a “5ª Semana de Enfermagem e Serviço Social”. O evento é direcionado aos profissionais e estudantes que desejam manter-se atualizados sobre os principais temas discutidos no âmbito regional e nacional na área da saúde. A programação acontece no mês em que comemora-se o Dia do Enfermeiro (12 de Maio) e do Assistente Social (15 de Maio), além do aniversário de 57 anos da Maternidade Balbina Mestrinho (14 de Maio).

O evento será realizado no auditório da unidade, localizada na Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus, começando a partir das 8h. Na quinta-feira haverá uma homenagem pelo Dia das Mães (13 de Maio), com distribuição de brindes e apresentações musicais para pacientes e funcionários.

A “Semana de Enfermagem e Serviço Social” terá dois temas centrais: “O cuidar da Enfermagem Obstétrica e Neonatal no Contexto Atual” e “Promovendo a Sustentabilidade da Comunidade e do Meio Ambiente”. Segundo a diretora da Maternidade Balbina Mestrinho, Rafaela Gomes, a proposta do evento é promover a discussão de assuntos que são de importância para os profissionais da saúde.

A diretora ressalta que a maternidade Balbina Mestrinho, nos seus 57 anos de existência, tornou-se referência em parto de alto risco. “Para que a excelência do trabalho realizado pelos profissionais da unidade continue é preciso que todos estejam sendo qualificados permanentemente e o evento que está sendo promovido contribui para isso”, frisou.

Programação

A programação da “5ª Semana de Enfermagem e Serviço Social”, nesta quarta, inclui, pela manhã, palestras sobre “Enfermagem Obstétrica e Neonatal: Impactos, Conquistas e Desafios”; “Segurança do paciente: A Qualidade na Assistência Perinatal”; “Violência Obstétrica: Diálogos entre Direito e Saúde da Mulher” e “Relatos de Experiência sobre Enfermagem Obstétrica e Neonatal”. Às 12h será exibido o documentário “Nascer do Brasil”. A partir das 14h serão ministradas as palestras “Novo Código de Ética da Enfermagem”; “Assistência de Enfermagem ao RN de alto risco: Cateteres Venosos e Suporte Ventilatório”; “Aplicabilidade do Programa Apice On na rede de Matern idades do SUS”; “Emergências Obstétricas” e “Boas Práticas na Assistência ao Parto na Perspectiva da Enfermeira Obstétrica”.

Na quinta as palestras pela manhã serão sobre “Trabalho do Serviço Social na Maternidade Balbina Mestrinho”; “Aleitamento Materno e Sustentabilidade da Comunidade e do Ambiente”; “Serviço Social e a Comunicação Pública: Desafios da Contemporaneidade”; e “Código de Ética do Serviço Social: 25 anos”. Às 11h será realizada uma homenagem às assistentes sociais Ozaíra Frota, Regina Rodrigues e Suely Campos, pela dedicação e trabalho desempenhado na profissão. A partir das 13h terá a palestra “O cuidado do Técnico de Enfermagem ao ‘Trinomio’ no Alcon”. Às 13h30 acontece a apresentação do projeto “Estou Grávida”. O evento encerra às 18h, com uma homenagem a todos os profissionais de Enfermagem.

Com informações da assessoria

Comentários

Deixe um comentário