Barco PAI ‘Todos pela Vida’ inicia nesta quarta (12) calendário de atendimentos em Guajará

Na área de saúde, a área de odontologia foi a mais buscada- Foto: Ismael Neves/FPS

O Barco PAI “Todos pela Vida” começa nesta quarta-feira (12) o calendário de atendimentos em Guajará. A cidade é a segunda da calha do Juruá a receber a embarcação que oferece mais de 30 serviços nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e educação. A embarcação ficará na cidade até o dia 20 de abril, ancorada no porto do município e na comunidade de Boa Fé, que tem o maior índice populacional.

O Barco PAI “Todos pela Vida” ficará na calha do Juruá até o dia 9 de julho. Neste período, os atendimentos serão feitos nas sete cidades da calha e em 23 comunidades rurais e indígenas. A primeira cidade do roteiro foi Envira, onde mais de 18,2 mil atendimentos foram realizados.

Serviços

Os serviços na área de saúde foram os mais procurados, conforme o balanço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. No barco, a população tem acesso a consultas com clínicos gerais, oftalmologista, dentista e também é possível fazer exames como transvaginal e a inédita Citologia em Meio Líquido, o preventivo com diagnóstico mais preciso que o papanicolau nos casos de câncer de colo uterino.

Outra iniciativa de destaque realizada através do barco PAI é a busca ativa de pessoas com deficiência para a doação de cadeiras de rodas, bengalas e muletas e a entrega de mosquiteiros impregnados para combater a malária, que tem alto índice de transmissão na região.

Expectativa

Em Guajará, a expectativa é alcançar a marca de 20 mil atendimentos porque moradores de cidades vizinhas do Estado do Acre devem buscar os serviços. Depois de Guajará, o barco PAI “Todos pela Vida” segue para Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá.

Com informações da assessoria