Destaques Economia

Batata é o produto com maior variação de preço, aponta Procon-AM

Ao todo, foram pesquisados 31 itens, divididos em três grupos: Alimentação, Higiene Pessoal e Limpeza.
Redação
Postado por Redação

A Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) realizou, nos últimos dias, a pesquisa de preços da cesta básica em oito estabelecimentos comerciais de Manaus. Ao todo, foram pesquisados 31 itens, divididos em três grupos: Alimentação, Higiene Pessoal e Limpeza.

A maior variação de preço encontrada foi de 150,75% na batata portuguesa (kg), que registrou o menor preço de R$ 1,99 e o maior preço de R$ 4,99. As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado. Os preços atuais podem ser diferentes, visto que estão sujeitos à alteração, conforme a data da compra e a marca/procedência do produto, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

A secretaria executiva de Estado de Proteção e Orientação ao Consumidor e diretora na Região Norte do ProconsBrasil, Rosely de Assis Fernandes, explica que a pesquisa é realizada com o objetivo de dar ênfase na proteção dos interesses dos consumidores quanto ao preço e ofertas dos produtos e serviços, conforme dispõem a Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor-CDC) em seus artigos 4º e 6º, incisos II e III.

Rosely de Assis Fernandes informou que a pesquisa é realizada semanalmente em diversos supermercados com intuito de acompanhar o comportamento dos preços praticados em Manaus e que a mesma é divulgada para que os consumidores busquem as melhores opções de compra.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários



Deixe um comentário

error: COPIAR SEM DAR CRÉDITO É CRIME!