Belão: “Rossieli pode dar a segunda universidade federal ao Amazonas”

Min. Rossieli Soares - Foto: Bruno Santos/Folhapress

De acordo com o deputado estadual Belarmino Lins (PP), a ascensão do ex-titular da Seduc, Rossieli Soares da Silva, ao cargo de ministro da Educação será determinante para a criação e implantação de uma nova universidade federal no Estado do Amazonas. “O Amazonas é o único estado brasileiro com apenas uma universidade federal, e, portanto, acreditamos que neste momento o doutor Rossieli pode nos dar esse grande presente à nossa população”, destaca o parlamentar.

Segundo Belão, Rossieli, enquanto secretário de Educação Básica do MEC, foi decisivo nas gestões para que o novo centro de ensino superior se transformasse em realidade. E ressalta que, no I Seminário Municipalista da Assembleia Legislativa, no final de novembro de 2017, o professor Edmilson Bruno da Silveira, assessor especial da UFAM, enfatizou o empenho de Rossieli nas tratativas para o sucesso do projeto no MEC.

“Chegamos na hora máxima e eu tenho certeza de que o doutor Rossieli concluirá o processo burocrático em Brasília e brindará o Amazonas com a nova universidade que deverá se chamar Universidade Federal Pan Amazônica (UFPAN) ou Universidade Federal da Fronteira Norte (UFFN)”, afirma Belão. Em meados de 2008, exercendo a presidência da Aleam, ele iniciou um forte movimento político em favor do projeto denominado Universidade Federal do Alto Solimões. À época, o deputado federal Átila Lins abraçou a luta no Congresso Nacional, realizando incansáveis gestões no âmbito do MEC.

Belão informa que em junho de 2011 enviou uma indicação a então presidente Dilma Rousseff insistindo no projeto que a UFAM absorveu, ampliando a proposta inicial. Agora, a nova universidade abrangerá não apenas o Alto Solimões, mas todos os municípios situados na Calha do Juruá. “Entendemos que nunca o Amazonas esteve tão perto de conseguir a sua segunda universidade federal, de modo que confiamos e apostamos no doutor Rossiele para concretizar esse sonho de todo o povo do Amazonas”, finaliza o parlamentar do PP.