Cidades

Beneficiários do Bolsa Família são alertados para o prazo do acompanhamento em saúde

Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm até a próxima sexta-feira (30), para realizar o acompanhamento em saúde referente ao primeiro semestre de 2017- foto: divulgação/assessoria
Redação
Postado por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família para o prazo final da obrigatoriedade da realização do acompanhamento das condicionalidades de saúde. As famílias que participam do programa têm até o dia 30 de junho para procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer o acompanhamento referente ao primeiro semestre de 2017. A meta da Secretaria é atender 116 mil famílias, sendo que até o momento 40% delas procuraram as UBSs.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde é uma das exigências do Programa Bolsa Família. O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, lembra que o programa possui três eixos principais: a transferência de renda que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares que objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

As crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 44 anos, inscritas no programa, devem procurar a UBS levando o cartão Bolsa Família, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. O não comparecimento pode gerar o desligamento da família do programa.

O acompanhamento deve ser realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre, sendo que dia 30 de junho é a data limite para o envio das informações ao Ministério da Saúde, referentes ao primeiro semestre de 2017.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário