Cidades

Bicicletas compartilhadas já realizaram mais de 1 mil viagens em 13 dias de funcionamento

O ato solene de assinatura da nova Lei, de autoria do vereador João Luiz Almeida da Silva, será realizado no Centro Cultural Palácio Rio Branco- Foto: Alex Pazuello/ Semcom
Redação
Postado por Redação

Mais de 1 mil viagens já foram realizadas pelas ruas da cidade após a inauguração do sistema de bicicletas compartilhadas Manôbike, uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, com patrocínio da Hapvida. Lançada dia 12 de abril, até esta terça-feira (25) o projeto contabiliza 1.057 retiradas, com uma média de 81 viagens por dia ou cerca de 7,3 viagens por estação.

Os dados são da empresa Samba/Serttel. No período de 13 dias, foram realizados 2.588 cadastros no site e aplicativo do projeto (disponível para IOS e Android). As estações mais procuradas são a do Teatro Amazonas (215 retiradas), Parque Jefferson Péres (184), da Praça Heliodoro Balbi (158), Praça do Congresso (140) e Colégio Militar (100).

Os dias de maior movimento nas estações foram do feriado de Tiradentes (21), com 111 viagens, o sábado, com 118, e o domingo, que bateu o recorde até agora, com 174 viagens.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Claudio Guenka, o Manôbike é uma tendência em outras capitais e traz exemplo de boas práticas urbanas para a cidade, quanto ao seu uso enquanto ferramenta para o trabalho, como modal e para atividades de lazer, com crianças e a família, ou turístico, passando por pontos icônicos de Manaus.

“Quem usa a bike para transporte e lazer está utilizando e mostrando, pelos números, que o projeto é sucesso. O Manôbike pertence à população, sem ônus para a Prefeitura de Manaus. Esperamos que futuramente o sistema seja ampliado para outros bairros”, explica Guenka.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário