Bolsonaro anuncia redução de impostos para mercado de videogames

foto: ilustrativa

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (26) pela sua conta no Twitter um decreto que reduz o Impostos sobre Produto Industrializado (IPI) para o mercado de videogame. O texto deve ser publicado amanhã (27), no Diário Oficial da União.

De acordo com a publicação do presidente, a redução em consoles e máquinas de jogos cai de 40% para 30%. Partes e acessórios de consoles e das máquinas de videogame cuja imagens são reproduzidas na tela caem de 32% para 22%.

Além disso, haverá uma redução de 16% para 6% máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes. Em 2019, o Governo Federal já havia reduzido IPI para consoles e máquinas de jogos de 50% para 40%.

Especialistas da área afirmaram em entrevista para o site da revista Exame, que essa segunda redução é positiva para reduzir o valor final dos produtos, mas ainda restam outras cargas tributárias como PIS, Cofins e ICMS, que ainda encarecem os games.

A cunho de comparação, o novo game sensação do momento, PlayStation 5 é vendido nos Estados Unidos por aproximadamente R$ 2,7 mil. Enquanto que no Brasil vai chegar custando quase o dobro, R$ 4,5 mil.

Portal Manaus Alerta