Cães amarrados em supermercado são resgatados e estabelecimento é investigado por maus-tratos

Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (18), um vídeo onde um homem amarra dois cachorros e coloca na caçamba de uma caminhonete viralizou nas redes sociais. O caso foi filmado no estacionamento do Supermercado Atacadão, que fica localizado na Avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

De acordo com informações de testemunhas, os animais viviam naquele local há muito tempo e eles foram colocados na caçamba a fim de serem abandonados, mas o dono do veículos que aparece no vídeo amarrando os animais, os resgatou e os levou para a sua residência.

Após a viralização e as acusações de maus-tratos, o responsável por ter levados os animais se pronunciou através de um vídeo publicado em grupos no Facebook afirmando que ele apenas fez o resgate para tirar os cachorros da rua, pois no local em eles ficavam, ninguém os alimentavam e os funcionários queriam ‘se livrar’ deles.

”Eu não tinha a transportadora específica de animais e tentei deixar os cachorros mais seguros possíveis na carroceria, apesar de amarra-lós, não apertei a amarração, era somente para não caírem do carro e se machucarem” explicou.

Procedimento

A denúncia foi feita na Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) e, na manhã desta sexta-feira (19), a Deputada Estadual Joana Darc e o Protetor de Animais Sámeq Santiago, foram até o supermercado cobrar explicações sobre os maus-tratos ocorridos na tentativa de se livrar dos animais. A partir das imagens, foi dado início a uma investigação.

Após a ida ao supermercado, Joana e Sámeq se dirigiram até a casa homem, de nome não identificado, para conferir o estados dos animais. A deputada publicou em suas redes sociais que eles realmente foram resgatados e estão bem, sendo devidamente cuidados.

“Acredito que o rapaz que transportou os animais é o único inocente nessa história. Temos denúncias e testemunhos de funcionários de que essa não foi a primeira vez que o estabelecimento se livra de animais que aparem por lá. O único culpado nessa história é o estabelecimento Atacadão e vamos provar isso, pois as investigações só começaram” publicou a deputada.

De acordo com Sámeq, os funcionários do estabelecimento se aproveitaram da compaixão que homem teve com os cães para se livrar deles, porém fizeram isso de forma agressiva. Com a visita do protetor, foi possível confirmar que eles estavam sendo bem cuidados, mas rapaz recebeu orientação de como transportar os animais adequadamente em uma possível próxima vez.

A cachorra maior, chamada Pretinha, ficará com o responsável pelo resgate, enquanto a menor será encaminhada para adoção.

Lei de maus-tratos a animais 

De acordo com Lei Nº 5047/2019, de autoria da Deputada Joana Darc, empresas que cometem maus-tratos a animais no estado do Amazonas podem ter sua inscrição estadual cassada.

Assista ao vídeo do momento em que os animais são levados:

 

Por Portal Manaus Alerta.