Caixa enfrenta problemas com PIX nesta segunda-feira

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Alguns clientes estão relatando que o Pix na Caixa não funciona nesta segunda-feira (15): o dinheiro é descontado do saldo, mas a transferência fica sob análise ou nem aparece no extrato. Usuários de outros bancos também têm dificuldade em enviar valores para o banco estatal. O Pix caiu inclusive para correntistas do Caixa Tem que tentam fazer transações para outras contas.

Pix fora do ar na Caixa?

A Caixa confirma ao Tecnoblog que teve uma instabilidade hoje de manhã, mas garante que a situação já foi regularizada às 12h02 (horário de Brasília). O banco afirma que a falha ocorreu devido a uma “atualização para melhorias”.

As queixas no DownDetector dispararam a partir das 9h da manhã; os clientes também recorreram ao Twitter e Reclame Aqui para exigir explicações da Caixa.

Existem três tipos de falhas sendo relatadas hoje:

  • o cliente da Caixa faz um Pix para outra conta, mas a transação exibe o aviso “em processamento”;
  • o cliente faz um Pix e o valor é descontado, mas não chega à conta de destino – e a transação não aparece no extrato bancário;
  • clientes de outros bancos e fintechs (como o Nubank) tentam enviar Pix para a Caixa, mas o dinheiro não chega.

 

“Notamos que a Caixa não está respondendo às nossas solicitações de Pix”, explica o Nubank em sua conta oficial no Twitter. “Com isso, não conseguimos concluir o envio do valor. Nosso conselho é verificar com a conta de destino.”

Vale notar que, como o erro envolve a Caixa, as transações originadas em qualquer banco podem dar problema – isso não afeta apenas o Nubank. “Estou tentando transferir do Bradesco para a Caixa pelo Pix, o dinheiro volta para minha conta”, afirma uma cliente no DownDetector.

“Fiz uma transferência via Pix, debitou da conta, não caiu na conta do destinatário e não aparece no extrato”, explica um cliente da Caixa no DownDetector. “Fiz há 20 minutos, o saldo sumiu e não foi pra conta nem aparece no extrato nem comprovante”, afirma outro. A transação deve aparecer no extrato ao longo do dia.

Na semana passada, uma falha no Pix afetou diversas instituições financeiras, incluindo Nubank, PicPay e Caixa.