Campanha pretende reduzir em 20% o consumo de água e energia nas escolas municipais

Práticas de economia na gestão municipal fazem parte das orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto a todos os gestores dos órgãos municipais- foto: Lton Santos/ Semed

A Prefeitura de Manaus lançou um desafio a alunos, professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para reduzir em 20% o consumo de água e energia. Essa é a ideia principal da Campanha de Combate ao Desperdício lançada nesta segunda-feira (5), durante a abertura da 2ª Semana do Meio Ambiente da Educação, no Parque Cidade da Criança, Aleixo, zona Centro-Sul. Práticas de economia na gestão municipal fazem parte das orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto a todos os gestores dos órgãos municipais.

Com a campanha de Combate ao Desperdício de Água e Energia da Semed, a meta é atingir 20% na redução de água e energia. O projeto envolverá todas as 490 escolas da rede municipal de ensino e tem o objetivo de buscar, junto às unidades de ensino, estratégias para o consumo consciente de água e energia, bem como gerar redução de gastos e, consequente, economia, à gestão de contas públicas da secretaria.

Entre as frentes de atuação, estão o acompanhamento diário de consumo de água e energia; trabalho de conscientização com escolas, mostrando histórico de consumo dos últimos anos; palestras em parceria com a Eletrobrás Amazonas, ações corretivas sobre resultados negativos e/ou poucos satisfatórios e painéis mensais de verificação dos resultados obtidos de consumo.

“As nossas 490 escolas estão participando dessa iniciativas. No final do ano, as 10 escolas que se destacarem na redução dessas contas serão homenageadas com o troféu Gaia”, informou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

Com informações da assessoria