Manaus

Capitão Carpê sugere criação de Comissão Municipal de Segurança

Foto: Ítalo Sena

O primeiro projeto proposto pelo vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) é a criação de uma comissão permanente de segurança pública no âmbito municipal. A proposta foi registrada nesta terça-feira (9).

O parlamentar alega que a cidade de Manaus vive o terror provocado pelo aumento da violência e da criminalidade. “A população vive acuada dentro de casa, o pai de família sai com medo de não voltar, enquanto os bandidos andam cada vez mais armados”, disse.

Uma evidência desse cenário vivido pela população é a quantidade de crimes cometidos dentro do transporte coletivo. De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sinetram), de janeiro a agosto de 2020 foram registrados 1.183 assaltos em ônibus, média de 5 assaltos por dia.

Carpê afirma que Manaus está praticamente abandonada, necessitando de uma política pública mais efetiva para proteger o cidadão.

“A população está refém do crime. Por isso, peço o apoio dos meus colegas vereadores para criar essa comissão, vamos trabalhar em prol da nossa sociedade. A segurança pública é dever do estado e direito e responsabilidade de todos de nós”, declarou o vereador.

O vereador apontou diversas medidas que poderão colaborar com a Segurança Pública no âmbito municipal. Entre elas estão a reformulação da Guarda Civil Municipal.

“Em muitas cidades brasileiras a Guarda Municipal atua como uma polícia de fato: armada, preparada e com um efetivo proporcional a quantidade de habitantes. Nós vamos lutar agora para que Manaus também tenha uma guarda municipal que possa prestar serviço com mais segurança para nossa população”, declarou.

Com informações da assessoria