Christian Eriksen terá aparelho implantado no coração

Christian Eriksen passará por uma intervenção cirúrgica para que seja implantado um aparelho em seu coração. A informação foi transmitida pela Confederação Dinamarquesa de Futebol (DBU) na manhã desta quinta-feira. O dispositivo, uma espécie de desfibrilador, tem como função corrigir distúrbios cardíacos e, assim, manter em segurança o coração do camisa 10 da Dinamarca, que sofreu um mal súbito na derrota para a Finlândia por 1 a 0 em Copenhague. As informações são do Esporte Globo.

– Após Christian ter sido submetido a diferentes exames no coração, foi decidido que ele deveria ter um ICD (sigla em inglês para cardioversor desfibrilador implantável, CDI). Esse dispositivo é necessário depois de um ataque cardíaco devido a distúrbios de ritmo cardíaco. Christian aceitou a solução, e o plano foi confirmado por especialistas nacionais e internacionais que recomendam o mesmo tratamento – informou Morten Boesen, médico da seleção dinamarquesa.

O exemplo de Blind

O drama de Eriksen aconteceu sábado, quando a seleção dinamarquesa estreava na Eurocopa 2020. Aos 42 minutos da etapa inicial, o meia de 29 anos caiu desacordado no gramado e precisou receber massagem cardíaca durante o atendimento médico que durou cerca de 15 minutos. Companheiros, adversário e torcedores de ambos os selecionados acompanharam em choque o trabalho dos médicos, que conseguiram reanimar o jogador.

Com histórico de problema no coração (porém sem mal súbito), o holandês Daley Blind (que se solidarizara com o drama de Eriksen) passou por procedimento semelhante em 2019. Diagnosticado com miocardite, o zagueiro do Ajax, clube que revelou Eriksen para o futebol, teve implantado um marcapasso (dispositivo similar ao CDI) para regular os batimentos e evitar a arritmia ou insuficiência cardíaca. Em fevereiro de 2020, Blind voltou a jogar.

No entanto, em agosto do mesmo ano, o aparelho apresentou um problema durante um amistoso do Ajax e o jogador chegou a desmaiar. Apesar do susto, Blind, de 31 anos, se recuperou rapidamente e conseguiu deixar o gramado andando.