Cientistas iniciam estudo para descobrir se água com sal combate coronavírus

Foto: Reprodução/Metrópoles
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, buscam informações para descobrir se o simples ato de lavar o nariz e fazer gargarejos com soro fisiológico caseiro (solução salina hipertônica) ajuda os pacientes da Covid-19 com sintomas leves a se recuperarem mais rápido.

De acordo com os pesquisadores, estudos anteriores mostraram que pessoas com infecções respiratórias superiores passaram a ter tosses menos graves, menos congestão e resfriados mais curtos ao praticar gargarejos regulares com água salgada.

Esses pacientes também recorreram menos ao uso de outros medicamentos e eram menos contagiosos do que pessoas que não fizeram gargarejos.

“Não sabemos se esse mesmo benefício também será observado naqueles com suspeita ou confirmação de Covid-19. Este estudo nos ajudará a descobrir se os gargarejos com água salgada são úteis”, informa o site da universidade. No momento, a instituição recruta voluntários adultos que vivam na Escócia e tenham sintomas ou diagnóstico de Covid-19.

No início da pandemia uma mensagem que sugeria os gargarejos circulou em redes sociais do Brasil, mas o Ministério da Saúde desmentiu o conteúdo, afirmando que “até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus”.

As informações são do Metrópoles, parceiro do Portal Manaus Alerta