foto: divulgação

Dois curtas-metragens estreiam amanhã (11), no Cine Casarão (rua Barroso, 279, Centro). “Mezanino” e “Muj (Eres)?” foram produzidos no Amazonas e ganham projeção na tela do Casarão de Ideias. A entrada será gratuita com destruição de senhas 15 minutos antes das sessões.

O lançamento dos curtas-metragens fazem parte do Edital de Ocupações Artísticas 2020, promovido pelo Casarão de Ideias e é parte integrante das comemorações de 10 anos de atividades da entidade que será comemorado no próximo mês de abril.

“Mezanino”, é dirigido por Bruno Villela e Marcelo De Moura e terá sua estreia na sessão das 19h15 e será reexibido às 20h15 e apresenta a história que se passa no Mezanino do edifício Cidade de Manaus. Uma obscura sala vazia onde dois jovens se encontram. Lá, eles iniciam a busca pelo ‘poema solar’, uma espécie de primeiro motor, que irá levá-los à fase adulta. Percorrendo diversas Manaus, ‘Mezanino’ mostra zonas de transição entre o tempo mítico e o histórico, entre a cidade e a floresta, entre a juventude e a fase adulta.

O curta traz em sua equipe Adanilo Reis (“Marighella”) e Daniela Blois (“O Boto”) que lideram os dubladores, enquanto Robert Coelho ficou encarregado da fotografia do filme. Grupo santista, o Coletivo Teremin fez a trilha sonora e o trabalho de som, Marcelo de Moura foi o responsável pelo concept de personagens e da direção de animação e, por fim, Juliana Almeida e Jean de Moura ficaram na produção executiva.

Já “Muj(eres)?”, filme de Bianca Vieira, é um documentário produzido de maneira independente, gravado em dezembro de 2019, este filme tem como objetivo difundir e apresentar as experiências vividas por mulheres amazonenses a partir da cena local artística em constante crescimento, para tanto, o projeto também visa provocar discussões acerca do processo criativo das artistas no contexto amazônido.

Após a exibição do filme, terá uma roda de conversa com o tema “As criações artísticas de mulheres amazônidas e o desenvolvimento da cena local” com ‘figuras’ especialmente selecionadas.

Para assistir ao curta “Muj (Eres)?” o público pode optar pela sessão das 15h ou às 18h, com senhas distribuídas 15 antes da exibição, totalmente gratuito.

Com informações da assessoria (*)