ALEAM Cultura e Entretenimento

Clipes de artistas amazonenses vão passar no canal da Aleam na TV aberta

foto: Joel Arthus

A pandemia da Covid-19 deu um novo rumo à produção musical dos cantores solos e as bandas. Na impossibilidade de fazer shows e tendo que ficar em isolamento, os músicos começaram a produzir videoclipes, como maneira de divulgar seus trabalhos. O número de material remoto produzido é alto e para dar vazão à produção de cantores e bandas amazonenses, a TV Aleam (canal 6 ou 506 (HD) pela Net/Claro e 6.2 pela TV aberta) abriu espaço para os artistas apresentarem o conteúdo produzido, assim como o que já tinham antes.

A iniciativa faz parte do projeto criado, recentemente, pela Diretoria de Comunicação da Casa, que levará o nome de Canto da Terra. Após selecionados, os videoclipes serão exibidos no decorrer da programação da TV Aleam.

Os vídeos podem ser enviados para o e-mail [email protected], e devem obedecer alguns critérios muito simples, como estar em formato Mpeg2 e em 1920 x 1080 HD ou até no mínimo 720 HD. Além disso, o artista deve enviar as seguintes informações:

 

– Nome da Música

– Banda/Artista/Cantor/Intérprete

– Letra da Música

– Compositores

– Ano de criação

 

Em anexo, o artista deve enviar, ainda, um Termo de Cessão autorizando a Diretoria de Comunicação da Assembleia a divulgar o material em questão. O termo está em anexo desta matéria. Deve ser impresso pelo artista, assinado, digitalizado e anexado à mensagem de e-mail.

A Diretora de Comunicação, jornalista Mônica Santaella, acredita que os videoclipes vão ajudar a valorizar o artista da terra e diz que a contrapartida para a TV é a diversificação da programação e atração de telespectadores. Ela explica que o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV) é um grande entusiasta da cultura local. “O presidente aprovou a ideia. Ele apoia o projeto e defende a valorização e a divulgação dos talentos locais. Ele colocou os veículos comunicação da Aleam – Tv e rádio – à disposição para abrir espaço para os nossos artistas”, afirmou.

Artistas apoiam

Para a cantora Hemilly Lira, a proposta é sensacional. “É uma excelente ideia para nossa classe artística. Mostra que a Assembleia valoriza a arte e os artistas, tão prejudicados pela pandemia”, avaliou.

Um dos expoentes da música do Amazonas, a cantora Márcia Siqueira agradeceu à Aleam pela iniciativa. “Esse projeto dá visibilidade à classe artística, um dos setores mais prejudicados nesse momento, mas que mesmo assim, na dificuldade, vem produzindo excelentes trabalhos”, destacou.

É uma iniciativa fundamental, segundo David Assayag, para valorizar os artistas da terra. “Um movimento assim, faz com que o público note que existe produção e que essa produção não deixa a desejar em relação ao que é feito nas outras regiões do país. Está de parabéns a TV Aleam”, declarou.

MODELO DO TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Por este instrumento, eu, _, nacionalidade: _ CPF nº _, CEDO, nos termos da Lei 9.610/98, os direitos autorais patrimoniais da obra indicada abaixo, à Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, com o intuito exclusivo de exibição na programação da TV Aleam (canal 6 pela Net/Claro e 6.2 pela TV aberta)

Título:

Co-autores: (se houver)

 

Declaro que o conteúdo da obra cedida é de minha autoria, em colaboração com os co-autores acima mencionados (se houver), da qual assumo qualquer responsabilidade moral e/ou material em virtude de possível impugnação da obra por parte de terceiros.

Com informações da assessoria