Educação Tecnologia

Colégio Martha Falcão lança cursos técnicos na área de tecnologia inéditos em Manaus

A iniciativa do Colégio Martha Falcão, ao ofertar os cursos paralelamente ao ensino médio, é pioneira em Manaus no novo contexto da reestruturação do Ensino Médio promovida pelo Ministério da Educação (MEC)- foto: divulgação/Assessoria
Redação
Postado por Redação

O Colégio Martha Falcão lança neste mês três opções de Cursos Técnicos Profissionalizantes de Nível Médio: Informática para Internet, Computação Gráfica e Programação de Jogos Digitais. Inéditas em Manaus, as capacitações são abertas para o público maior de 16 anos que cursam o ensino médio, recém-formados ou não, mas que possuem interesse em se atualizar ou expandir suas habilidades técnicas. As matrículas e processo seletivo iniciam no mês de setembro, na sede da instituição, localizada na rua Salvador, 455 – Adrianópolis.

A iniciativa do Colégio Martha Falcão, ao ofertar os cursos paralelamente ao ensino médio, é pioneira em Manaus no novo contexto da reestruturação do Ensino Médio promovida pelo Ministério da Educação (MEC).

A educadora e diretora das Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão de Souza, explica que a partir dessa nova realidade, a instituição resolveu se antecipar na oferta dos cursos profissionalizante respondendo a necessidade dos alunos ou não do Colégio que desejam optar em ter esse diferencial no seu currículo.

A Reforma do Ensino Médio já é uma realidade, instituída por meio da Medida Provisória n°. 746/16, agora transformada em Lei, traz mudanças impactantes, como flexibilização curricular e maior aproximação com o mercado, ao oferecer cinco escolhas de itinerários formativos.

Quatro deles são ligados a áreas acadêmicas — linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas — e o quinto consiste na opção de sair da escola com uma habilitação técnica. As alterações devem começar a ser implementadas a partir de 2019 e dependem da finalização e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para Nelly Falcão, o Ensino Médio estava há muito tempo obsoleto, engessado e desestimulante para o aluno. “A reforma era necessária, avançar no sentido de motivar os jovens a novas aprendizagens a partir do interesse deles, voltado para competências e habilidades para prepará-lo não só para passar no vestibular, mas também para que possam iniciar sua profissionalização, aliando o perfil e o objetivo do aluno, além de combater a evasão escolar, principalmente nas instituições públicas, onde os índices são maiores”, disse Nelly Falcão.

A coordenadora pedagógica da instituição, Francisca Loyola, destaca que essa é uma oportunidade para o jovem sair da escola já preparado para atuar no mercado de trabalho. “Diante de todos os avanços tecnológicos, dominar a área de informática, hoje, se tornou fundamental mesmo para aqueles que não atuam nesse segmento”, destacou a educadora.

Além disso, é uma forma de a instituição contribuir para a popularização da tecnologia e despertar na nova geração o gosto por essa área, além ficarem atentos a assuntos como inovação e empreendedorismo. “Games, drones, óculos de realidade virtual e robótica aguçam a curiosidade de todo mundo, então acreditamos que através dos cursos, iremos encontrar vários talentos profissionais na região”, ressaltou a coordenadora.

Cursos Técnicos

Os cursos acontecerão na sede do Colégio Martha Falcão, no horário vespertino e noturno, com duração de 18 meses. Com a conclusão da capacitação, os jovens profissionais estarão aptos a atuar em instituições públicas ou privadas, poderão liderar ou integrar equipes, trabalhar como autônomos ou até mesmo como empreendedores.

O curso de Informática Para Internet irá capacitar os alunos a realizarem suporte em análise, projeto e programação de sites e aplicações para web, atividades de operação em banco de dados e teste em softwares. Eles poderão também prestar serviços de avaliação, diagnóstico, projetos, codificação, manutenção e apoio a sistemas de comunicação no escopo da internet.

Já o profissional Técnico em Computação Gráfica será habilitado a identificar, gerenciar e desenvolver projetos gráficos integrados, na área de 3D, vídeo e CAD, utilizando ferramentas e softwares de desenho, animação, áudio e vídeo, desenvolvendo capacidades relativas ao universo da computação gráfica.

E o Técnico em Programação de Jogos Digitais irá adquirir conhecimentos técnicos multidisciplinares, noções de empreendedorismo e gestão, conceitos de física e programação de software. Será habilitado para atuar na área de criação de jogos digitais, no planejamento do processo de produção de jogo digital e incorporação dos elementos de multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário