Cidades

Combate à malária será feito de casa em casa

Para as ações de intensificação foram selecionadas 32 localidades no Distrito de Saúde Rural e no Distrito de Saúde Leste, onde será instalados os mosquiteiros.
Redação
Postado por Redação

O combate à malária em Manaus será feito de casa em casa, principalmente nas áreas rurais onde é mais forte a presença da doença. Somente no primeiro semestre deste ano, forma 3,9 mil casos registrados, apresentando um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.

Veja também: Prefeitura lança edital para contratação de 69 Agentes de Combate às Endemias

O incremento das ações foi anunciado na última segunda-feira (6), na Base de Endemias do bairro União da Vitória, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, com investimento de R$ 3 milhões. De imediato serão contratados, por processo seletivo, mais 69 agentes de endemia que irão se juntar aos mais 283 já existentes no trabalho de busca ativa dos casos. A publicação da abertura do processo seletivo deverá ocorrer ainda esta semana no Diário Oficial do Município.

Arthur também fez um apelo à população para que recebam as equipes de combate à malária e procurem os postos de atendimento para outra campanha que também se inicia hoje, a de vacinação contra poliomielite.

Ações contra a malária

Para as ações de intensificação foram selecionadas 32 localidades no Distrito de Saúde Rural e no Distrito de Saúde Leste, onde será instalados os mosquiteiros. A área de abrangência das ações correspondem a mais de 4,5 mil metros lineares de manejo ambiental.

O plano estabelece a contratação emergencial, por meio de processo seletivo de mais 69 agentes de Combates a Endemias para atuar no controle vetorial como borrifações, fumacê, tratamento químico e manejo ambiental nas áreas de maior concentração de casos; compra e implantação de 10 mil mosquiteiros impregnados com inseticida; aquisição de insumos e materiais necessários para o diagnóstico e para o manejo ambiental; revitalização da Base de Endemias da União da Vitória (já realizada); locação de 24 veículos utilitários, do tipo caminhonete.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário