Saúde

Como a pandemia de Covid-19 impactou o mundo

Fonte: pexels - Anna Shvets

Já faz mais de um ano que o Brasil foi atingido pela pandemia de Covid-19. A situação, no entanto, segue muito ruim por aqui. São recordes e mais recordes de vítimas diárias e apesar das vacinas em circulação a luz no fim do túnel parece estar bem longe. Em outros países, a situação já está mais controlada e a vida voltou ao normal.

Mas, será que está tudo bem mesmo? Não é preciso ser especialista ou usar o assunto como tema da sua monografia de direito penal para se aprofundar nele e tentar entender como o mundo foi impactado por algo inédito para esta geração. A seguir, veja, de forma resumida, o que foi afetado de maneira global pelo vírus e suas consequências até aqui!

PIB

O maior impacto global da pandemia Covid-19 depois da área da saúde foi na economia. Todos os países viram o PIB (Produto Interno Bruto) recuar, resultado dos problemas de produção que quase todos os segmentos sofreram. Sem poder produzir, muita coisa ficou em falta no mercado e não havia como solucionar o problema.

Por outro lado, muitas áreas acabaram vendo a demanda por seus produtos despencarem. Com menos dinheiro, coisas essenciais viraram prioridade, o que afetou vários mercados de coisas não-essenciais. Isso significa estoque parado por falta de comprador.

Sem dinheiro girando, o PIB mundial sofreu bastante e os impactos, pelo menos aqui no Brasil, foram (e ainda são) mais pesados nas classes média e baixa.

Comida

A comida é uma das coisas que mais sofreu com os impactos da pandemia de coronavírus. De forma geral, em países em que governos não quiseram ou não puderam subsidiar alimentação, a população sentiu e ainda sente no bolso toda vez que vai ao mercado.

Os preços dos alimentos aumentaram absurdamente de um ano para cá e fez com que pessoas tivessem até que mudar suas dietas por falta de dinheiro para comprar itens como carne. Em alguns casos, ainda mais sérios, pessoas voltaram à faixa da pobreza, sem ter nada para comer.

Eventos

Não importa qual é o tipo de evento, dificilmente ele aconteceu ou aconteceu da forma como deveria. O coronavírus mexeu com o entretenimento e já faz tempo que (legalmente) nenhum evento acontece como a gente conhecia. Competições esportivas foram adiadas ou canceladas, shows e festivais não têm sequer previsão de quando vão acontecer e cinemas não passam mais os grandes sucessos de Hollywood.

Política

Politicamente, o mundo passa por um momento tenso com a pandemia de Covid-19. Além das acusações de quem são os responsáveis pela aparição do vírus ou de sua disseminação a nível mundial, países vivem crises internas que vêm mexendo com o cenário político.

No Paraguai, por exemplo, o Presidente Mario Abdo Benítez quase teve um processo de impeachment aberto com a acusação de negligência por parte do governo no combate ao coronavírus. No Brasil, muitos parlamentares tentam o mesmo com Jair Bolsonaro.

Educação

Uma geração inteira de crianças e adolescentes está tendo seu processo educacional seriamente afetado pelo coronavírus. Sem pisar em uma sala de aula há mais de um ano, alunos têm se virado com aulas à distância, mas, ainda que isso seja eficiente (quando há estrutura para tal), a falta de contato humano com outras crianças pode ter impactos muito profundos no desenvolvimento humano desses jovens.