Como a UX pode contribuir para o sucesso do seu site

52
Como a UX pode contribuir para o sucesso do seu site

Quando você acessa algum blog você encontra facilmente o que procura ao visualizá-lo e navegar pelo mesmo? E quando você acessa alguma rede social, pode ser o Instagram ou o Facebook, você considera a experiência de navegação fácil e intuitiva?

Caso as respostas para tais perguntas sejam sim, então a culpa é da UX, também chamada de User Experience, ou, se você preferir, a Experiência do Usuário.

Saiba que é graças a esse importante detalhe que sites, blogs, aplicativos, lojas virtuais, enfim, vários ambientes online, apresentam uma experiência amigável de navegação para o usuário.

Um blog com layout que não seja responsivo, ou seja, que não se adapta a diferentes formatos de tela, já não apresenta uma experiência totalmente satisfatória.

Imagine também uma loja virtual que possui um layout confuso, textos que não descrevem com perfeição os produtos ou que apresenta dificuldades para efetuar o pagamento das compras.

Todos esses elementos que constituem uma deficiente Experiência do Usuário são um convite para o cliente abandonar o carrinho. Em suma, na era da internet e do e-commerce, não pensar no design UX é ignorar a importância de um bom atendimento.

Algumas características de uma boa Experiência do Usuário

A preocupação em assegurar uma boa experiência é um dos principais requisitos que os empreendedores de hoje, que atuam em qualquer área, devem ter em mente.

Sendo assim, é possível afirmar até que a Experiência do Usuário é uma forma de enxergar o seu negócio pela perspectiva do seu cliente.

Caso o seu negócio adote essa preocupação com a UX e se perguntar o que fazer para melhor atender a sua persona, com certeza você vai criar para a sua empresa uma interatividade mais eficiente com os clientes.

Por essa razão, utilizar um site, blog, landing page e redes sociais mantendo o foco no cliente é a melhor maneira de se alinhar com o que o seu usuário procura a partir do momento que encontra a sua marca.

A seguir, separamos algumas das características essenciais que compreendem o investimento em uma satisfatória Experiência do Usuário. Confira!

Uma boa hospedagem de site

Assim como o registro de domínio, um bom plano de hospedagem também é importante para um site. A hospedagem faz toda a diferença para o bom desempenho e qualidade do seu projeto web.

Se o seu projeto web é um blog pessoal ou um site institucional, uma opção viável e barata é a hospedagem compartilhada. Por outro lado, se o seu site é uma loja virtual, uma hospedagem Cloud tem todos os requisitos para promover uma boa UX.

Graças a esse tipo de hospedagem, por exemplo, o site contará com um bom Uptime, velocidade no carregamento e backups.

Contudo, não é à toa que a velocidade de carregamento merece atenção, pois os usuários, de uma maneira geral, não hesitam em fechar o site quando detectam o mínimo de lentidão.

Investir em uma boa plataforma

Hoje em dia não existe mais essa história de que para criar um site é preciso conhecer linguagens de programação complexas. Sistemas como o WordPress e o Drupal, por exemplo, estão aí para mostrar que qualquer um pode ter um site para chamar de seu.

No entanto, conhecer ou ter habilidades em programação pode deixar o seu projeto sempre mais profissional e proporcionar uma boa Experiência do Usuário em seu site.

Para complementar, no caso de quem gerencia uma loja virtual, uma boa plataforma com todas as funcionalidades para o êxito do projeto é o Magento.

Layout amigável

Não dá para falar em boa Experiência do Usuário sem levar em consideração a apresentação de um layout intuitivo e responsivo.

Qualquer interface na web depende de um layout bem construído para facilitar a interação. Desde uma rede social a uma landing page, o visual e a acessibilidade aos seus conteúdos vão determinar se o usuário permanecerá ali por muito tempo.

Outros elementos, como tamanho da fonte, as cores utilizadas, as imagens, enfim, todos os detalhes que constituem a arquitetura do site, devem estar bem organizados no layout para uma boa UX.

As vantagens de investir na qualidade da Experiência do Usuário

Os benefícios que o design UX oferece são inúmeros para qualquer tipo de projeto web. Entre eles vale citar alguns logo abaixo.

Captação e conversão de leads

Para empresas que possuem estratégias baseadas na jornada do consumidor, a Experiência do Usuário é fundamental para captar leads e também para convertê-los em clientes.

Economia de tempo

Avaliar a UX gera em um melhor planejamento e diminui a necessidade de correções, reduzindo o gasto de tempo dos funcionários envolvidos.

Fidelidade do cliente

A Experiência do Usuário deve ser constantemente melhorada para assim assegurar a fidelidade do cliente. Uma experiência agradável de navegação é a forma que o seu negócio tem para dizer “seja sempre bem-vindo” ao usuário final.

Conclusão

O usuário que acessa o seu site não quer e não tem tempo de pensar, pois ele apenas almeja informações exatas, navegação rápida para encontrar o que procura com procedimentos intuitivos. Todos esses detalhes são obtidos após um bom planejamento de UX.

Portanto, ao criar um site, um blog, ou até mesmo a interface de um aplicativo, pense na perspectiva do seu público. Pense na boa Experiência do Usuário.