Como criar excelentes conteúdos para mídias sociais

O combustível do Marketing Digital é o conteúdo

A criação de um site, de um blog, assim como o registro de domínio(se você ainda não tem o seu: https://www.weblink.com.br/dominios) tem um propósito bem definido para quem investe em uma loja virtual ou algum outro projeto na web: propiciar bom conteúdo.

O combustível do Marketing Digital é o conteúdo. É por meio dele que você poderá consolidar a sua presença online atraindo pessoas para o seu negócio.

E um dos canais que esse conteúdo vai utilizar para atingirem ao público-alvo são as mídias sociais.

Mídias Sociais ou Redes Sociais? Eis a questão

Alguns artigos e vídeos que você encontra pela internet usam o termo “Mídias Sociais”, enquanto outros utilizam o termo “Redes Sociais”, mas afinal, existe alguma diferença entre eles?

Embora a linha que separa um do outro possa parecer bastante tênue e fácil de confundir, vale tentar fazer uma distinção.

Pois então, as Mídias Sociais, de acordo com o que o próprio nome indica, são mídias, ou seja, são meios. Sendo assim elas compreendem todos aqueles meios que constituem a internet, desde sites, blogs e também outras redes sociais.

Já as redes sociais são aplicações na web que possuem o intuito de promover a interação entre os seus integrantes. É aí que entram aquelas tradicionais, como o Facebook, o Instagram e o falecido Orkut.

Como criar conteúdo para as mídias sociais? Para isso é necessário compreender as características de cada uma delas, o perfil do público-alvo que as frequentam, bem como ter um objetivo bem definido do seu projeto na web.

Forma e conteúdo andando de mãos dadas

Em uma época em que a disputa por atenção do público nas mídias sociais pode definir o êxito de um negócio, a maneira de como e quando esse conteúdo é produzido e compartilhado pode fazer toda a diferença.

Que a qualidade do conteúdo é importante não se discute, mas é preciso se preocupar também com a “embalagem” dele, ou seja, na sua identidade visual.

Como na internet também vale a ideia de que “a primeira impressão é a que fica”, um blog, um e-commerce e um site com aparência desleixada não passam a credibilidade que o seu projeto necessita.

Por causa disso, contar com uma boa plataforma é um recurso fundamental para que o seu conteúdo seja bem visto. Uma das plataformas mais recomendada, tanto por usuários iniciantes e novatos, é o WordPress.

O WordPress é intuitivo, por isso não exige que o usuário tenha conhecimentos aprofundados a respeito de programação para administrar um blog. Ele também disponibiliza plugins e templates variados, facilitando ao máximo a personalização.

Tais qualidades fizeram que algumas empresas de web hosting disponibilizassem para os seus usuários a hospedagem WordPress, que traz várias vantagens para quem tem um projeto baseado nessa plataforma.

Dicas para a criação de conteúdo para mídias sociais

O conteúdo é o que de melhor você tem a oferecer para facilitar o engajamento com a sua marca, para atrair leads e para que o seu negócio seja referência em seu segmento. Por isso, preste atenção nas seguintes dicas.

Estabeleça uma identidade visual

O apuro estético é uma das maneiras mais eficientes para você fisgar o seu público na internet. Por isso, ao estabelecer o seu conteúdo em blogs e sites, fique atento para o tipo de layout, da fonte utilizada e da distribuição das imagens.

É importante salientar também que ao criar uma identidade visual você estabelece um conceito para o seu conteúdo, facilitando a identificação do público com a sua marca.

Saiba quem é a persona da sua marca

Para você entender quem é o seu público-alvo você deve criar uma persona, que consiste em um personagem fictício que resume o perfil do seu público.

Dessa maneira, você consegue estabelecer como será a linguagem do seu conteúdo. Estude bem o seu público-alvo e baseado nas características essenciais dele, crie a sua persona.

Conte boas histórias

Histórias emocionam, ensinam e criam laços emotivos. É da natureza humana gostar de histórias.

Desde a época dos homens das cavernas ao redor de uma fogueira até aos dias de hoje, em que a Netflix faz parte do nosso cotidiano, histórias de todos os tipos despertam sentimentos.

Por isso, é interessante criar narrativas para os seus textos em blog, para os seus vídeos, post no Instagram e outros canais.

Fale a linguagem do seu público

Depois que você segmentou o seu público-alvo e estipulou quem é a sua persona, se torna mais fácil determinar como será a linguagem utilizada.

Emotiva, humorística, com apelo nostálgico ou tudo isso junto? Isso vai depender do estilo do seu público.

Conclusão

Quando se trata de presença online, a criação de conteúdo é o elo de aproximação que você tem com o público.

Portanto, para as diferentes mídias sociais, estude as melhores práticas e conte com as ferramentas certas para que o seu conteúdo seja realmente marcante.