Como o gerenciamento por categorias aumenta a efetividade das vendas no Ponto de venda?

Um bom gerenciamento por categoria requer ouvir a necessidade do cliente e monitorar todos os indicadores de campo para oferecer uma melhor entrega,

Em tempos de concorrência acirrada, a gestão de trade marketing deve acompanhar de perto as mudanças de comportamento do consumidor no varejo, adaptando-se e buscando sempre oferecer uma boa experiência.

Por exemplo, a grande quantidade de produtos na loja pode confundir o shopper ou até mesmo impedir que ele encontre aquilo que procura. Uma das saídas para resolver essa questão envolve lançar mão do trabalho de gerenciamento por categoria, que ajuda a adaptar o espaço da loja às necessidades do cliente e garante que ele possa ter uma melhor experiência de compra – aumentando, também, as vendas no PDV.

Para tanto, é possível contar com um programa de trade marketing que auxiliará na coleta de dados no PDV, facilitando a identificação de gaps e oportunidades de mercado.

O que é o gerenciamento por categoria

O gerenciamento por categoria (GC) é um método proveniente do modelo ECR (Efficient Consumer Response), criado com o objetivo de melhorar o desempenho das categorias de produto, por meio da identificação do sortimento mais adequado para cada loja.

Assim, o GC atua para uma melhor definição das categorias de produtos no PDV e procura identificar onde o produto se encaixa melhor. Para tanto, busca identificar quais são os resultados esperados pelas marcas e o que deve ser feito para que essas metas sejam alcançadas.

Logo, podemos entender que o gerenciamento por categorias no PDV é um esforço entre a indústria, distribuidora e o varejo para definir categorias de produtos para o mercado que atendem, procurando gerenciá-las para aumentar o lucro e, principalmente, a comodidade dos shoppers.

Um bom gerenciamento por categoria requer ouvir a necessidade do cliente e monitorar todos os indicadores de campo para oferecer uma melhor entrega, e assim, aumentar as oportunidades de vendas.

Principais benefícios do gerenciamento por categorias

Identificação de oportunidade de mercado

Por meio de um GC eficiente, é possível identificar quais itens são lucrativos para determinada região, mas que ainda não estão disponíveis para venda no local. São os chamados gaps.

Esses são espaços de mercado em aberto nos quais existe possibilidade de uma marca se inserir. Logo, encontrar produtos em falta no mercado de determinada região, e inclui-los no sortimento do PDV, é uma excelente oportunidade para ampliar a área de cobertura da marca e aumentar as vendas.

Adaptação dos estoques

O GC tem como principal função assegurar a maior assertividade das ações no PDV com o objetivo de reduzir ou eliminar mercadorias que não possuem um bom giro de estoque, além de proporcionar mais espaço aos itens de maior procura.

A importância do cumprimento do planograma

A estratégia de gerenciamento por categoria deve estar alinhada à reposição do item de forma ágil e precisa, com o intuito de manter sempre os produtos nos locais corretos, cumprindo o planograma e evitando a todo custo as rupturas na gôndola.

Dashboard de trade marketing ajuda a monitorar o GC

A execução do GC garante um melhor acompanhamento dos processos de exposição das mercadorias, reposição, ações de merchandising, lançamentos, promoções, entre outros.

Para a coleta desses dados, contar com um app de trade é fundamental. Por meio da ferramenta, é possível monitorar os dados por um dashboard de trade marketing, estabelecer uma comunicação em tempo real com a equipe de campo, acompanhar os estoques, receber fotos do PDV e garantir que as ações de GC estão sendo executadas de acordo com o planejamento.

Toda essa estratégia contribui para reduzir as chances de ruptura e perdas no PDV, além de ampliar as possibilidades de aumentar as vendas e fidelizar clientes.