Foto: Reprodução

O latido do cachorro é seu meio de comunicação. Os cães latem como uma forma de alertar, chamar à ação ou simplesmente como uma saudação. Esses sinais sonoros têm uma estrutura acústica variável, dependendo da raça e da intenção do latido. Entretanto existem alguns cachorros que não sentem muita necessidade em latir, sendo mais silenciosos.

Pensando naqueles que estão afim de ter por perto um animal mais calmo, separamos 12 raças com base em vários fatores: propensão a latir, faixa de frequência de latidos e variações de latidos. Confira:

1. Cão de crista chinês

O Cão de Crista Chinês têm uma crina de pelos, mas há também uma variação coberta de pelos. Você ficará feliz em saber que ambos os padrões raramente latem. Essa raça fica satisfeita brincando com as crianças ou descansando no sofá. Propensos à ansiedade de separação, eles podem chorar quando ficam sozinhos.

2. Havanês

Desenvolvido para ser um cão de caça, o Havanês tem características de um cachorro que se adapta a qualquer lugar. Os filhotes dessa raça são altamente treináveis para não fazer muito barulho.

3. Buldogue Francês

Esta raça de cachorro é bastante travessa, divertida e alegre. Embora geralmente sejam quietos, latem quando as pessoas se aproximam de seu território (a casa). Amigáveis ​​com todos da família, os Buldogues Franceses precisam de treinamento de socialização para reduzir sua natureza territorial.

4. Galgo italiano

Embora não sejam criados com as características das pistas de corrida do Greyhound ou Whippet, esses cachorrinhos ainda são valorizados como cães de companhia.

Os cães desta raça latem quando algo não parece certo, mas não é um latido irritante. O Galgo Italiano tem um latido de “cachorro grande” que é profundo e intimidador. Gentil, não sente necessidade de latir com frequência.

5. Basenji

Conhecido como o cão “sem latido”, o Basenji ainda faz barulho. Esse ruído é descrito como algo como um yodel, mas eles ainda são classificados com os cães calmos. Enquanto eles não podem usar a boca para uma variedade de ruídos, eles a usam para mastigar.

Você deve tomar cuidado para manter sempre tudo guardado. Mesmo com o treinamento, o Basenji tem problemas para conter o desejo de mastigar.

6. Border Collie

Um cão de pastoreio tradicional, esses cães tentam reunir tudo – gatos, crianças, outros cães, etc. Ao fazer isso, eles fazem barulhos de latidos (um tipo de latido curto). Não é surpresa ver esses cães inteligentes e enérgicos na lista das silenciosas raças de cães.

Os Border Collies são muito inteligentes e precisam permanecer ocupados. Eles não apenas precisam ser fisicamente ativos, mas precisam ser mentalmente ativos. Mas somente se eles não tiverem “trabalhos” para realizar, é que podem se tornar destrutivos e barulhentos.

7. Whippet

Apelidados de “galgo do pobre”, esses cães rápidos e ágeis são frequentemente usados ​​para corridas. Como seu primo, o Greyhound, quaisquer características indesejadas foram praticamente criadas. Isso significa que eles raramente latem e não são agressivos.

O Whippet, embora silenciosamente, persegue gatos, esquilos, carros e qualquer outra coisa que lhe agrade. Ele precisa de uma cerca alta e uma trela segura, pois uma vez que ele corre, você não poderá pegá-lo

8. Dogue alemão

Estes cães magros e musculosos são elegantes e grandes. Eles são mais altos que a maioria dos humanos. Amável e doce, o dinamarquês não se assusta facilmente e não começa a latir a cada pequeno barulho; no entanto, latirá se um estranho estiver chegando muito perto de seu território.

Embora seja educado e calmo, o Dogue Alemão precisam de exercícios diários e brincadeiras para não se tornarem destrutivos e possivelmente começarem a latir de tédio. Embora sejam um dos cães mais calmos, não serão adequados para proprietários que moram em casas pequenas devido ao seu tamanho extra grande

9. São Bernardo

Pacientes e amorosos, esses animais são ótimos para as crianças. Algumas pessoas até os chamam de babás. Eles são verdadeiros companheiros, moldando-se à vida humana.

O São Bernardo raramente late ou uiva. Esses cães calmos também praticamente não têm presas. Embora sejam grandes, eles são ótimos para morar em apartamentos, desde que façam exercícios algumas vezes por dia.

10. Mastim napolitano

Embora este cachorro seja um dos cães mais calmos, eles não hesitarão em colocar um estranho em seu lugar com latidos altos e poderosos. Embora você possa não ouvir um latido com muita frequência, você ouvirá roncos, grunhidos e flatulências com frequência.

11. Shiba Inu

Esse membro da família de quatro patas não late muito, mas rosna. Conhecidos como possessivos, eles não se dão bem com crianças e outros animais de estimação. Eles gostam de manter seus brinquedos, cama e comida longe de qualquer outra coisa viva.

Os Shiba Inus são animais independentes e territoriais, assim precisam de um treinador de líderes de matilha e socialização desde filhote.

12. Akita

Outra raça japonesa, o Akita é um cão de companhia popular e um dos cães mais calmos. Seu comportamento calmo e silencioso os torna ótimo para viver com seres humanos. Eles geralmente não latem, mas gemem e murmuram. Seus ruídos são mais entretenimento do que incômodo. Lembre-se de que esses cães não se dão bem com crianças ou outros animais de estimação.

Fonte: Portal do Dog