Cosama amplia a capacidade de distribuição de água em Atalaia do Norte

Foto: Divulgação

Uma equipe de engenheiros da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizou trabalhos de melhorias e substituição de parte dos sistemas operacional e de produção de água do município de Atalaia do Norte (distante 1.137 quilômetros de Manaus). A medida resultou na ampliação em 28% da capacidade de distribuição de água tratada na cidade.

Segundo dados da Gerência de Operações (GEROP), foram realizadas trocas do conjunto de bombas para contemplar moradores da cidade que não recebiam água da Cosama. Adicionalmente, foi executado o mapeamento da rede de abastecimento, na cidade, para verificação de como está acontecendo a distribuição e também com vistas ao projeto de extensão das redes para beneficiar novos bairros como: BR-Estrada Pedro Teixeira e o conjunto minha Casa e minha Vida.

As melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade fazem parte do planejamento de investimento da Companhia para a modernização dos equipamentos, segundo o presidente da Cosama, Armando do Valle.

“A Cosama começou a executar os trabalhos do fornecimento de água, em Atalaia do Norte, em 2019, só que há 18 anos, os moradores não sabiam o que era ter uma água tratada. Ano passado, fizemos um trabalho de intervenção operacional e começamos a mudança na situação. O governador Wilson Lima é enfático quando diz que o trabalho da Cosama é proporcionar saúde através da água tratada”, disse Valle.

Investimentos

Em junho deste ano, o governador Wilson Lima anunciou investimentos de R$ 4 milhões para expansão da rede de abastecimento de Atalaia do Norte, incluindo aquisição de novos equipamentos para laboratórios e ampliação da estrutura da agência da Cosama.

Com informações da assessoria